Gazeta de Rondônia
Powered by Conduit Mobile
Banner
Total de Notícias Visualizadas: vezes.
Gazeta de Rondoniaon Google+ Gazeta de Rondonia - Você curtiu essa notícia, clique e compartilhe pelo seu: Google+

RIO MADEIRA -Porto Velho decreta "Estado de Alerta" devido a cheia do rio

RONDÔNIA - MEIO AMBIENTE

Um mapeamento, feito pela Defesa Civil de Porto Velho, já identificou 500 famílias ameaçadas pelas cheias do Rio Madeira este ano. A cota atual, de 14,12 metros, anunciada na sexta-feira (27), era esperada para fevereiro de 2014, informou o coordenador da Defesa Civil, coronel José Pimentel, que definiu a situação como 'atipicidade sazonal'.

RIO_MADEIRAO prefeito de Porto Velho, Mauro Mauro Nazif, decretou estado de alerta, com aval da Procuradoria Geral do Município.

"Ainda assim a situação é preocupante. Se o nível do rio for elevado em mais 1,5 metro, haverá transbordamento", afirmou Pimentel. O meteorologista Luiz Alves, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), disse que a previsão de chuva será intensa no período do Natal e Ano Novo.

Há risco de uma nova enchente na região dos bairros Nacional, Triângulo, Baixa da União, Balsa, Cai n'Água, Triângulo e imediações do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, de acordo com a Defesa Civil.

ribeirinhos_ameacadosA prefeitura busca a parceria do Exército Brasileiro e do governo do estado para construir abrigos. A secretária da Secretária Municipal de Assistência Social, Josélia Ferreira, solicitou autorização da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para utilizar o ginásio de esportes Cláudio Coutinho em caso de incidentes.

"Respeitaremos a decisão de quem queira ir para casa de parentes, mas há muitas famílias que, infelizmente, devem ser removidas para abrigos públicos se o pior acontecer", disse a secretária. Outra idéia, segundo a Defesa Civil, é montar módulos em local coberto, na área central da cidade.

O alerta antecede o estado de emergência, que foi reconhecido, no ano passado, somente no mês de abril, quando 133 famílias ficaram desabrigadas em cerca de dezesseis regiões e subregiões da capital.

O distrito de Porto Velho - São Sebastião -, é o que apresenta maior vulnerabilidade ao impacto da ação antrópica (desbarrancamentos e erosões), segundo a Defesa Civil e foi vistoriado na sexta-feira (27). A abertura das comportas da Usina de Jirau e o afogamento da bacia hidrográfica do Madeira, acredita o coordenador da Defesa Civil, anteciparam o alerta.

SOS comunidade

As autoridades apelam aos cidadãos que informem a possível ocorrência de desastres naturais em Porto Velho através do telefones (69) 3901 3020 (Defesa Civil Municipal), ou através de SMS, aos celulares (69) 9336-6331 e (69) 9220-2418. O apelo é dirigido, em especial, aos líderes comunitários dos bairros mais ameaçados pelas enchentes.

Adicionar comentário

O Leitor tem liberdade para se expressar sobre os temas ou assuntos publicados, porém, sempre em obediência às regras da Política de Comunicação da Gazeta de Rondônia - Jornal Eletrônico, sempre assumindo a total responsabilidade pelo conteúdo e sentido de aqui expressados em seus comentários.
Serão excluídos:
1. Comentários considerados difamatórios e ofensivos, contendo linguagem imprópria e deselegante;
2. Comentários que, por sua publicação repetitiva, tenham a intenção de “boicotar” o tema em foco;
3. Não serão aceitos comentários referentes a artigos reproduzidos de outras fontes e direcionados aos autores, bem como não serão reencaminhados à fonte original, sempre citada no portal.
Quem reincidir mais do que três vezes na publicação de comentários em desacordo com as normas será bloqueado.
(O portal se reserva o direito de eliminar comentários que tenham como objetivo a auto-promoção dos seus produtos, serviços ou endereços de URL e que não colaboram para o compartilhamento de conhecimento.


COTAÇÕES - MERCADO FINANCEIRO ⇩

ENCONTRE SUA CORRESPONDÊNCIA:

ENVIE SEU COMENTÁRIO DIRETO PARA O FACEBOOK

RAPIDINHAS - ENTRETENIMENTOS | FAMOSOS | VIPS & ETC

  • 1
  • 2
  • 3

RONDÔNIA EM FATOS

EXTRAS | TECNOLOGIAS | CURIOSIDADES

___________________________________________

⇩ VÍDEOS, EVENTOS & REPORTAGENS ⇩

RONDÔNIA EM 48 HORAS

  • 1
  • 2
  • 3

CADASTRE-SE E RECEBA NOTÍCIAS NO EMAIL ⇩

Gazeta de Rondônia
Powered by Conduit Mobile
DOWNLOAD DO APP PELO QR CODE GAZETA:

GALERIA - FATOS, EVENTOS, AGITOS E FESTAS

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Get this widget at roytanck.com
---------------------------------------------------------- ----------------------------------------------------------

⇩ ÚLTIMOS COMENTÁRIOS DOS LEITORES ⇩

CANAL DO CONSUMIDOR | PROTESTE

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Banner

IMPRENSA QUE EU GOSTO

----------------------------------------------------------- -----------------------------------------------------------
Curta-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Assine os Feeds Entre em contato