Página Inicial / Agronegócios / Mais de 330 baleias são encontradas mortas na Patagônia chilena

Mais de 330 baleias são encontradas mortas na Patagônia chilena

chile-whales-beached_fran

 

Mais de 330 baleias mortas foram encontradas desde abril deste ano em uma baía afastada da Patagônia chilena, no caso de encalhamento de cetáceos mais numeroso já registrado – revelou à AFP um dos cientistas que participaram da descoberta.

“Parecia uma imagem apocalíptica. Nunca havia visto algo parecido”, disse à AFP Vreni Häussermann, diretora do Centro Científico Huinay, que participou da expedição.

Em abril passado, mais de 20 baleias da espécie Sei – de aproximadamente 10 metros de comprimento – foram dadas como mortas depois de encalharem no norte do Golfo de Penas, na Patagônia chilena, a mais ou menos 1.950 quilômetros ao sul de Santiago.

Mas um posterior sobrevoo na área, realizado em junho por uma equipe de cientistas encabeçada por Häussermann, constatou que o número de espécies mortas era muito mais elevado.

“Pudemos contabilizar 337 baleias mortas, incluindo cadáveres e esqueletos”, disse a cientista à AFP.

Mas “ainda há muitas áreas em que não pudemos chegar, assim que é provável que haja mais baleias mortas”, acrescentou.

A causa do encalhamento massivo, um dos maiores já registrados, será revelada pela revista National Geographic – que financiou o sobrevoo – em sua próxima edição.

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Líderes mundiais se reúnem em Paris para discutir clima

  Depois de décadas de duras negociações marcadas pelo fracasso de uma cúpula anterior, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *