Página Inicial / Brasil / Balseiros poderão ser indenizados após inauguração de ponte entre Brasil e Guiana

Balseiros poderão ser indenizados após inauguração de ponte entre Brasil e Guiana

Painel Político – Notícias no Whatsapp sobre política, economia, artigos, jurídico, cultura e viagens.

Os balseiros que ganham a vida transportando pessoas e cargas entre o Amapá e a Guiana Francesa pelo Rio Oiapoque poderão vir a receber uma indenização do governo federal em razão dos prejuízos sofridos após a inauguração da ponte entre o Brasil e o departamento ultramarino francês.

Um projeto que prevê esse pagamento (PLS 434/2016) foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se for aprovada na CAE, a proposta poderá ir diretamente para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo Plenário do Senado.

No Rio Oiapoque, os balseiros são conhecidos como catraieiros. Com a abertura completa da ponte binacional, o que está previsto para ocorrer nos próximos meses, os catraieiros calculam que o fluxo de passageiros e cargas em seus barcos cairá 90%, comprometendo-lhes a subsistência.

“Nada mais justo que o Estado os recompense pelo dano que a ponte vai gerar”, argumenta Randolfe na justificativa do projeto.

A ponte, que tem quase 400 metros e liga a cidade de Oiapoque, no Amapá, a Saint-Georges, na Guiana Francesa, foi aberta parcialmente em março do ano passado e depende de obras no lado brasileiro para funcionar integralmente.

O relator é o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que defende a aprovação do projeto.

“São dezenas de famílias que, da noite par ao dia, não terão mais um ganha-pão. Os esperados benefícios da obra à coletividade não podem se dar simplesmente à custa da miséria de alguns dos membros dessa mesma coletividade. Cabe ao Estado indenizar os catraieiros”, observou Alcolumbre no relatório.

De acordo com o projeto, o valor da compensação financeira devida aos catraieiros será definido posteriormente. Além disso, haverá um pagamento mensal a ser pago até que eles encontrem um novo trabalho.

Balseiros poderão ser indenizados após inauguração de ponte entre Brasil e Guiana



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Balseiros poderão ser indenizados após inauguração de ponte entre Brasil e Guiana
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *