Página Inicial / Brasil / Estímulo à microgeração de energia está na pauta da CAE

Estímulo à microgeração de energia está na pauta da CAE

Painel Político – Notícias no Whatsapp sobre política, economia, artigos, jurídico, cultura e viagens.

Projeto que tem como objetivo estimular a geração de energia elétrica pelos consumidores encontra-se em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde receberá a decisão final do Senado. A proposta (PLS 204/2014), de Wilder Morais (PP-GO), obriga as concessionárias de energia elétrica a investirem em projetos de microgeração distribuída.

O objetivo do senador é aprimorar a Lei 9.991/2000, que determinou a realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento em eficiência energética por parte das empresas concessionárias do setor de energia elétrica. A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) já aprovou o projeto em dezembro de 2015.

O texto de Wilder prevê que a maior parte dos projetos microgeração distribuída seja voltada para os consumidores favorecidos pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), famílias com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo.

O senador considera a geração distribuída, em que está inserida a geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos (geradores solares), uma oportunidade para reduzir a exigência de construção de linhas de transmissão a partir das hidrelétricas — geralmente localizadas longe dos centros consumidores — e, consequentemente, as perdas nesse processo.

Substitutivo

Na CAE, o relator Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) apresentou substitutivo, considerando que, após a apresentação do projeto, foram publicadas novas leis sobre o assunto, como a Lei 13.203/2015 e a Lei 13.280/2016. Adequando a proposta às normas recentes, o substitutivo propõe que, em vez de as concessionárias de energia aplicarem no mínimo 60% dos recursos nos projetos de microgeração distribuída, como consta do projeto de Wilder, seja mantida a fórmula atual, de que as concessionárias poderão aplicar nesses projetos até 80% dos recursos de seus programas de eficiência energética.

O relator da proposta na CCT, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), afirmou que a medida é oportuna pois incentiva o aumento de produção de energia baseada em fontes renováveis e vai ao encontro da meta do país de alcançar o percentual de 45% de fontes renováveis no total da matriz energética até 2030.

Agência Senado

Estímulo à microgeração de energia está na pauta da CAE



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Estímulo à microgeração de energia está na pauta da CAE
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *