Página Inicial / Brasil / Traficante carioca Rogério 157 será transferido para presídio federal de Rondônia

Traficante carioca Rogério 157 será transferido para presídio federal de Rondônia

Painel Político – Notícias no Whatsapp sobre política, economia, artigos, jurídico, cultura e viagens.

O traficante Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, será transferido para a Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia. Em dezembro do ano passado, o juízo da 20ª Vara Criminal da Capital já havia autorizado a transferência para um presídio federal pelo prazo inicial de 360 dias.Ele atualmente está no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio.

No mesmo presídio está preso, desde 2011, o traficante Antonio Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha. Os dois provocaram uma guerra pelo controle de venda dos pontos de venda de drogas na Rocinha, em setembro último. Houve necessidade de intervenção das Força Armadas, que ocupou a favela para dar tranquilidade os moradores, que ficaram vários dias sem sair de casa, com medo das constantes troca de tiros entre as duas facções criminosas rivais.

O pedido para que Rogério seja transferido para um presídio fora do Rio foi feito pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Ministério Público estadual. A transferência agora ficará a cargo da secretaria e dos demais órgãos responsáveis.

Rogério 157 foi preso no dia 6 de dezembro do ano passado, pelas forças de segurança do Estado, na favela do Arará. Considerado um dos traficantes de drogas mais procurados da cidade, Rogério Avelino de Souza, o Rogério 157, da favela da Rocinha, na zona sul, onde estava foragido e se escondendo em várias comunidades controladas pela facção criminosa a qual ele pertence.

Há três meses, ele provocou uma guerra na comunidade, depois de deixar a quadrilha de Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha. Com essa atitude, Nem deu ordens de dentro de um presídio federal fora do Rio, onde está preso desde 2011, para que integrantes de sua quadrilha invadissem a Rocinha com o apoio de homens de outras comunidades, ligados à mesma facção criminosa, o que resultou em uma verdadeira guerra.

Histórico

O traficante entrou para o crime com a ajuda de Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, que está preso desde 2011. Ele era o segurança pessoal dele. Rogério 157 também integrou o grupo armado que invadiu o Hotel Intercontinental, em São Conrado, em agosto de 2010, depois de um confronto com a polícia. Há cerca de dois meses, no entanto, Rogério 157 decidiu tomar o comando da região e deixar a quadrilha de Nem.

Segundo a Polícia Militar do Rio, pichações em muros da comunidade confirmariam que ele havia mudado de facção criminosa. Inscrições com os dizeres “CV 157” indicariam que o traficante saiu da Amigos dos Amigos (ADA), que tradicionalmente controlava o comércio de drogas na Rocinha. O destino seria o Comando Vermelho (CV), facção mais antiga e com maior presença em comunidades do Rio.

Áudios dele, interceptados pela Polícia Civil, também evidenciaram o rompimento. “Mandou dar tiro na gente. Então não é mais nosso amigo. Não é mais nosso patrão. Papo é reto. Quem fala agora é o Paizão”. O principal motivo teria sido a ordem de Rogério 157 para a criação de ‘taxas de serviço’ para moradores e comerciantes, ignorando inclusive a existência da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A decisão causou a fúria de Nem, que deu ordens de dentro de um presídio federal fora do Rio, para que integrantes da ADA invadissem a favela, contando com o apoio de aliados de facções de outras comunidades, para expulsá-lo. Cerca de 60 bandidos participaram da ação, que levou terror e caos a região.

Guerra por poder

A disputa pelo controle do tráfico desencadeou, desde setembro, uma guerra na comunidade. Depois de várias tentativas de ocupar a comunidade, o governador Luiz Fernando Pezão pediu apoio ao presidente Michel Temer que enviou tropas das Forças Armadas. Elas ocuparam a comunidade no dia 22 de setembro. Recentemente, bandidos armados tentaram furar um bloqueio em frente ao Arsenal de Guerra do Exército, na zona portuária, e quatro deles acabaram mortos no confronto com os militares. A barricada com mais de 100 homens do Exército foi montada no local para evitar que traficantes tentassem invadir o paiol de armas e munições do Exército. Em outra ação mais recente, homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar mataram sete criminosos no Arará e apreenderam 14 fuzis.

Não se sabe ainda como a Polícia Militar descobriu o paradeiro do traficante. O disque-denúncia oferecia R$ 50 mil reais pela prisão dele. Rogério 157 está sendo levado para a Cidade da Polícia, no bairro do Jacaré, onde será apresentado pela Polícia Civil.

Com informações da Agência Brasil

Traficante carioca Rogério 157 será transferido para presídio federal de Rondônia



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Traficante carioca Rogério 157 será transferido para presídio federal de Rondônia
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *