Página Inicial / Brasil / Redes sociais podem corroer democracia e disseminar falta de informação, diz Facebook

Redes sociais podem corroer democracia e disseminar falta de informação, diz Facebook

Painel Político – Notícias no Whatsapp sobre política, economia, artigos, jurídico, cultura e viagens.

O Facebook admitiu nesta segunda-feira (22) que redes sociais podem ser usadas para corroer a democracia e disseminar desinformação.

A declaração foi feita em uma série de postagens no blog da empresa, em uma seção chamada “Perguntas Difíceis”, reservada para o Facebook tratar de pontos sensíveis. A pergunta a ser respondida dessa vez era:

“Qual é o efeito das mídias sociais sobre a democracia?”
“Por muitos anos, a resposta parecia mais simples”, afirmou Katie Harbath, diretora do Facebook para política global. Mas, segundo ela, os últimos acontecimentos políticos mudaram essa perspectiva.

“Desde a Primavera Árabe até eleições robustas em todo o mundo, as redes sociais pareciam positivas. A última campanha presidencial dos Estados Unidos mudaram isso, com uma interferência estrangeira, que o Facebook deveria ter sido mais rápido para identificar, até o crescimento tanto das notícias falsas quanto das bolhas.”

O Facebook, assim como outras redes sociais, tem sido apontado como uns dos canais que mais foram usados para espalhas notícias falsas durante a campanha presidencial dos EUA, em 2016.

Na época da eleição de Donald Trump, o presidente-executivo da empresa, Mark Zuckerberg, afirmou que afirmações como essa eram loucura.

“A ideia de que notícias falsas no Facebook influencieram a eleição é maluca. Quem acreditar nisso não entendeu a mensagem que os simpatizantes de Trump tentaram mandar nessa eleição”, disse Zuckerberg em 2016.

Desde então, o Facebook vem tentando apagar essa imagem. Tanto é que a empresa até admite poder ser usada para minar a democracia. Outro executivo do Facebook a se posicionar a respeito e tentar responder foi Samidh Chakrabarti, gerente de produto para engajamento cívico de Facebook.

“Se há uma verdade fundamental sobre o impacto de mídias sociais na democracia, é que elas amplificam as intenções humanas –tanto as boas quanto as ruins. Em seu melhor, elas permitem que nós nos expressemos e tomemos alguma atitude. Em seu pior, elas permitem às pessoas disseminarem desinformação e corroerem a democracia.”

Harbath, por sua vez, afirma que a empresa está “determinada como nunca para lutar contra as influências negativas e garantir que nossa plataforma é inquestionavelmente uma fonte para o bem democrático”.

Uma das ações da empresa para diminuir esse potencial destrutivo foi tomado, por exemplo, para restringir o as notícias falsas. Sites que espalham conteúdo como esse têm o alcance de suas postagens diminuída.

G1

Redes sociais podem corroer democracia e disseminar falta de informação, diz Facebook



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Redes sociais podem corroer democracia e disseminar falta de informação, diz Facebook
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *