Página Inicial / Brasil / UBER está na pauta da Câmara, mas não é prioridade para “evitar polêmicas”

UBER está na pauta da Câmara, mas não é prioridade para “evitar polêmicas”

Painel Político –

A Câmara dos deputados pautou para esta quarta-feira o projeto que regulamenta aplicativos de transporte, como Uber e Cabify, mas a votação não deve acontecer, ao menos essa é a previsão de alguns parlamentares ouvidos por Painel Político.

O deputado Lindomar Garçon (PRB-RO), afirmou que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) “não quer arrumar polêmica nessa altura do campeonato”, e que a Casa tenta chegar a um consenso sobre a matéria.

Garçon ainda lembrou que “o deputado federal Celso Russomano tinha 27% nas pesquisas em São Paulo, quando se meteu a mexer com o Uber, caiu para 16%. Acho difícil a Casa mexer nisso ainda essa semana”, afirmou.

De acordo com dados divulgados em outubro do ano passado, 500 mil motoristas de Uber estão nas ruas no Brasil, e pelo menos mais 150 mil operando com outros aplicativos de transporte.

O texto já havia sido aprovado pela Câmara em abril do ano passado, mas foi modificado pelo Senado em outubro. Por isso, passará por nova análise dos deputados. Se chancelado como está, seguirá para sanção presidencial.

O PT tentará recolocar no texto trechos retirados pelo senadores, como o que dá aos municípios o poder de regulamentação do serviço. Pelo que foi chancelado no Senado, os municípios podem apenas fiscalizar o serviço.

Além desse trecho, senadores retiraram outros pontos importantes da versão aprovada em abril. Foi excluída, por exemplo, a obrigatoriedade da placa vermelha para os carros utilizados por motoristas de aplicativos.

No ano passado, o projeto foi alvo de protestos das empresas e dos motoristas dos aplicativos. Afirmam que a regulamentação tal como foi proposta inicialmente seria muito restritiva aos apps e iria igualá-los aos taxistas. As empresas se mostraram mais favoráveis ao texto que saiu do Senado.

A Uber opera no Brasil com as seguintes categorias:

uberX: Carros compactos, com ar-condicionado e 4 portas. O preço é competitivo e uma opção ideal para locomover-se no dia a dia.

uberPOOL: Disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, este serviço permite que você divida a viagem com outros usuários que estão em um trajeto similar ao seu, colocando mais pessoas em menos carros. O preço é ainda mais competitivo do que o uberX, mas pode gerar um tempo de deslocamento um pouco maior em função de adequações na rota. A vantagem para usuários é o preço mais competitivo, já para motoristas parceiros significa mais viagens por hora, e ganhos ainda maiores.

UberSELECT: uma seleção de carros mais confortáveis e espaçosos por um preço, em média, até 20% maior do que o do uberX.

UberBLACK: serviço que possibilita aos usuários solicitarem carros do tipo sedan, como Toyota Corolla, Ford Fusion, Volkswagen Jetta e outros, todos com bancos de couro e ar-condicionado sempre ligado.

UberEATS: Serviço que permite ao usuário solicitar refeições dos restaurantes mais badalados da cidade, onde quer que esteja. Está disponível, em fase inicial, apenas em São Paulo.

Em outras cidades do mundo a Uber opera com mais produtos, dentre eles:

UberSUV: Carros com mais lugares e conforto, do tipo SUV

UberLUX: Veículos de marcas de luxo para locomover-se com classe pelas ruas

UberPOP: Carros compactos fazem as viagens, com preço ainda mais competitivo que o uberX

UberRUSH: Serviço de Courier por bicicleta

UBER está na pauta da Câmara, mas não é prioridade para “evitar polêmicas”



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:UBER está na pauta da Câmara, mas não é prioridade para “evitar polêmicas”
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *