Web Statistics
Educadores sociais poderão atuar mais diretamente na ressocialização dos presos | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Brasil / Educadores sociais poderão atuar mais diretamente na ressocialização dos presos

Educadores sociais poderão atuar mais diretamente na ressocialização dos presos

Painel Político –

A relatora da proposta, senadora Regina Sousa (PT-PI), afirmou que, como esses órgãos atuam com pessoas em conflito com a lei, torna-se necessário refazer-lhes os passos da socialização básica, os quais “não deixaram marcas coerentes na psique do condenado”.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (28) o projeto do senador Telmário Mota (PTB-RR) que inclui a categoria de educador social na composição das Comissões Técnicas de Classificação e dos Conselhos da Comunidade (PLS 651/2015).

A Comissão Técnica de Classificação, existente em cada estabelecimento prisional, tem a função de classificar os condenados e presos provisórios segundo seus antecedentes e personalidade, orientando a individualização da execução penal. Cabe a essa comissão elaborar o programa individualizador da pena privativa de liberdade adequada ao preso. O órgão é sempre presidido pelo diretor do presídio e é composto, no mínimo, por 2 chefes de serviço, 1 psiquiatra, 1 psicólogo e 1 assistente social.

Já os Conselhos da Comunidade têm como função visitar, ao menos uma vez por mês, os estabelecimentos penais existentes na comarca, entrevistar presos, apresentar relatórios mensais ao juiz da execução e atuar na obtenção de recursos materiais e humanos, melhorando a assistência ao preso. Hoje esses conselhos são compostos, no mínimo, por 1 representante de associação comercial ou industrial, 1 advogado indicado pela Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 1 defensor público indicado pelo Defensor Público Geral e 1 assistente social escolhido pela Delegacia Seccional do Conselho Nacional de Assistentes Sociais.

Refazer os passos

A relatora da proposta, senadora Regina Sousa (PT-PI), afirmou que, como esses órgãos atuam com pessoas em conflito com a lei, torna-se necessário refazer-lhes os passos da socialização básica, os quais “não deixaram marcas coerentes na psique do condenado”.

– Mais do que prestar assistência, o que se busca é a ressocialização do preso. Vejo o educador social como uma ferramenta natural neste processo, pois pode atuar na formação e reorientação profissional do condenado. Ele poderá atuar dentro da cadeia, nas Comissões de Classificação, e fora, junto às comunidades [nos Conselhos da Comunidade] – explicou a senadora.

O projeto, que altera a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984), segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Fonte: agenciasenado

Educadores sociais poderão atuar mais diretamente na ressocialização dos presos



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Educadores sociais poderão atuar mais diretamente na ressocialização dos presos
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *