Web Statistics
AO VIVO: STJ julga habeas corpus que pode evitar prisão de Lula | Gazeta de Rondônia
terça-feira ,20 novembro 2018
Página Inicial / Brasil / AO VIVO: STJ julga habeas corpus que pode evitar prisão de Lula

AO VIVO: STJ julga habeas corpus que pode evitar prisão de Lula

A Corte analisa, na tarde desta terça-feira (6/3), o mérito de habeas corpus preventivo impetrado pela defesa do ex-presidente

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisa, na tarde desta terça-feira (6/3), o mérito de habeas corpus preventivo impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão no caso do triplex do Guarujá (SP) por corrupção e lavagem de dinheiro. Na sessão, os cinco ministros também vão decidir se, no caso específico do petista, cabe aplicar entendimento já firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a execução da pena após condenação em segunda instância.

Até agora, os dois ministros que já votaram optaram pela recusa do habeas corpus preventivo.

Primeiro a se manifestar, o ministro relator, Felix Fischer, disse que, só após o julgamento dos embargos de declaração no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, seria cabível a impetração de HC. Ele também ressaltou entendimentos do STF e do STJ que permitem a execução de pena após condenação em segunda instância. Segundo Fischer, a medida “não compromete o direito constitucional de presunção de inocência”.

Acompanhe ao vivo:

O ministro ainda criticou Lula e a defesa do petista, afirmando que eles estariam ingressando com ações contra juízes, testemunhas e jornalistas a afim de intimidá-los. “Essas condutas são inapropriadas e revelam tentativas de intimidação da Justiça, de agentes públicos e até da imprensa”, argumentou o ministro.

Em seguida, o ministro Jorge Mussi demonstrou entendimento semelhante. Para ele, o STJ foi criado para pacificar a jurisprudência e interpretar as leis federais, e a Corte já se manifestou no sentido de que a concessão de habeas corpus “não é cabível caso não haja verdadeiro risco de constrangimento ilegal, ou risco iminente e concreto à liberdade de locomoção do paciente”.

Despido de fundamentação
A defesa de Lula foi a primeira a falar na sessão desta terça. Para o advogado Sepúlveda Pertence, ex-procurador-Geral da República, houve “multiplicação desatinada da dosimetria da pena pelos juízes recursais”, que a aumentaram de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão. “De qualquer sorte, o acórdão do tribunal regional é despido de qualquer ensaio de fundamentação concreta, salvo a invocação impertinente da decisão plenária do Supremo Tribunal em habeas corpus pontual.”

Embargos de declaração
Em 24 de janeiro, o TRF-4, em Porto Alegre, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em segunda instância, manteve sentença do juiz federal Sérgio Moro e ampliou a pena. Com o placar unânime de três votos no julgamento, cabem agora, na corte gaúcha, somente embargos de declaração, que não têm poder de mudar a decisão. Dessa forma, se forem rejeitados, o ex-presidente poderia ser preso.

  • A defesa do petista tenta, com o HC 434.766, impedir a prisão antes do trânsito em julgado – quando todos os recursos em todas as instâncias se esgotam. Se o STJ acolher o pedido de Lula, ele fica livre, temporariamente, de cumprir pena após o julgamento dos embargos no TRF-4.

STF
Os advogados de Lula entraram com o mesmo pedido de habeas corpus preventivo no STF, mas o relator do caso, ministro Edson Fachin, enviou a ação para julgamento do plenário da Corte. Pelo regimento interno, cabe à presidente do Supremo, a ministra Cármen Lúcia, definir a pauta do plenário.

Fonte: metropoles

O post AO VIVO: STJ julga habeas corpus que pode evitar prisão de Lula apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:AO VIVO: STJ julga habeas corpus que pode evitar prisão de Lula
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *