Página Inicial / Brasil / Adesão à ‘Greve das Mulheres’ aumenta no mundo todo

Adesão à ‘Greve das Mulheres’ aumenta no mundo todo

MADRI, 07 MAR (ANSA) – Mais de 170 países devem ter manifestações durante a greve que ocorrerá no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Dentre eles, a nação que deve ter maior engajamento, ao menos na Europa, é a Espanha. Organizações de defesa dos direitos das mulheres promoverão uma greve geral no país, sob o slogan “Sem nós, o mundo para”. A plataforma Comision8M inspirou-se na histórica abstenção no trabalho feita por islandesas em 1975 – que foi seguida por cerca de 90% das cidadãs.

A pausa também é prevista para as tarefas domésticas, cuidados com outras pessoas, como marido e filhos, e no consumo. Os dois principais sindicatos do país, a Confederação Sindical de Comissões Operárias (Ccoo) e a União Geral de Trabalhadores (UGT), convidaram as mulheres a realizarem uma pequena greve de duas horas durante o período de trabalho.

Para aquelas que trabalham pela manhã, das 11h30 às 13h30, e para as que trabalham de tarde, das 16h às 18h. As associações, cientes do quanto a paralisação “afeta a todos, trabalhadores e trabalhadoras”, ressaltam que o objetivo é “chamar atenção para que as coisas não continuem como estão agora”.

Alguns sindicatos menores, por sua vez, convocaram greve durante todo o dia 8 de março. As trabalhadoras rurais também poderão aderir ao movimento.

Outros países – O Brasil, também inspirado em movimentos anteriores, realizará atos em defesa dos direitos das mulheres.

Batizada de “8M Brasil”, a mobilização prevê pequenas pausas no trabalho, que estão marcadas para acontecer entre 12h30 e 13h30.

Durante o período de greve, o objetivo é debater questões como a violência contra a mulher e a desigualdade salarial.

O evento também as convida a não fazerem tarefas domésticas ou cuidar de pessoas da família nesta quinta-feira. Dentre as cidades que realizarão atos, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

A “International’s Women Strike” também visa atingir o público feminino do mundo todo com flashmobs, passeatas, greves, debates e shows por países como Argentina, Austrália, Alemanha, Turquia, México e Canadá. Na Itália, o movimento, chamado “Non Una Di Meno”, é liderado pela atriz Asia Argento, uma das mulheres que acusam o produtor Harvey Weinstein de estupro. (ANSA)

Fonte: istoé

O post Adesão à ‘Greve das Mulheres’ aumenta no mundo todo apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Adesão à ‘Greve das Mulheres’ aumenta no mundo todo
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *