Web Statistics
Temer sugere a prefeitos darem mais atribuições às guardas municipais | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Brasil / Temer sugere a prefeitos darem mais atribuições às guardas municipais

Temer sugere a prefeitos darem mais atribuições às guardas municipais

A sugestão dele é que as guardas municipais cuidem de problemas mais simples, de baixo impacto, como uma briga ou um furto

As guardas municipais devem ser as próximas forças de segurança pública a trabalharem coordenadamente com os estados e o governo federal na restauração da ordem no país. Em reunião com 22 prefeitos de estados brasileiros, sendo um prefeito em exercício, e um vice-prefeito, o presidente Michel Temer sugeriu que os servidores dessas tropas sejam utilizados para cumprir outras atribuições além da proteção do patrimônio, bens e serviços das prefeituras.
A ideia já havia sido cogitada pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. A sugestão dele é que as guardas municipais cuidem de problemas mais simples, de baixo impacto, como uma briga ou um furto. Na medida em que eles assumam isso, a expectativa é de que as polícias estaduais sejam liberadas para cuidar de crimes de alto impacto, como homicídios.
No país, há mais de 90 mil servidores nas guardas municipais. Contingente propício para contribuir com a força-tarefa conjunta e coordenada entre os estados e a União, avalia Temer. “Os senhores têm guardas municipais e acho que podem dar uma função mais efetiva e mais participativa. Pois, de fora a parte da circunstância e constitucionalmente guardarem os patrimônios, na medida em que estejam nas praças, nas ruas, diante dos colégios, estarão exercendo uma prevenção muito significativa”, sugeriu.
O emedebista pediu, ainda, que os prefeitos conversem com as autoridades locais nos municípios para debater a ideia da utilização das guardas municipais no combate aos crimes de pequeno impacto. “Queria muito, também, se me permitem a sugestão, que chamassem o comandante, o secretário, que comanda a guarda municipal, para essa mobilização”, destacou.
A proposta apresentada por Temer não é absurda. Em 2014, a ex-presidente Dilma Rousseff aprovou a Lei 13.022/14, conhecida como Estatuto Geral das Guardas Municipais. O texto prevê que as essas forças de segurança das prefeituras possam ser uma força auxiliar. A legislação depende, no entanto, de uma regulamentação que estabeleça que ente federativo será o responsável pela fiscalização das ações desses servidores.
Fonte: diariodepernambuco

O post Temer sugere a prefeitos darem mais atribuições às guardas municipais apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Temer sugere a prefeitos darem mais atribuições às guardas municipais
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Audiência do sítio de Atibaia é suspensa por greve dos caminhoneiros

Segundo Sérgio Moro, há depoimentos marcados para segunda (28), pela manhã e à tarde, mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *