Web Statistics
Carros brasileiros receberão placas do Mercosul a partir de setembro | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Brasil / Carros brasileiros receberão placas do Mercosul a partir de setembro

Carros brasileiros receberão placas do Mercosul a partir de setembro

Na primeira etapa, as chapas serão adotadas em veículos novos, em transferências ou substituição de placas. Para usados, é opcional até 2023

O Brasil passa a adotar, oficialmente, o padrão do Mercosul de placas para veículos. A decisão que regulamenta o novo modelo consta na resolução nº 729  do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida foi publicada nesta quinta-feira (8) pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), vinculado ao Ministério das Cidades, no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a resolução, a partir de 1º de setembro, a mudança começa a valer para os carros novos, que ainda irão receber a placa, e aos que optarem por mudar o domicílio.

A alteração das chapas para veículos já emplacados será opcional até 2023. Posteriormente, todos os automóveis do país deverão aderir à versão atualizada do emplacamento. No caso dos reboques, semirreboques, triciclos, motonetas, ciclos elétricos, quadriciclos, ciclomotores e tratores, serão identificados somente pela placa traseira.

O que muda?
De acordo com a resolução, o novo padrão traz elementos que proporcionam mais segurança e identificação automática dos veículos, como QR Code e número de ID único, alterações no processo de fabricação das placas para coibir fraudes, além de cumprir o acordo internacional estabelecido na Resolução MERCOSUL/GMC Nº 33/2014.

As alterações possibilitarão o compartilhamento de dados com outros órgãos, permitindo a integração com as polícias Federal, Rodoviária Federal e estaduais. Segundo o Denatran, esse processo tornará mais eficiente o atendimento de ocorrências de roubos e furtos, assim como auxiliará a Receita Federal e representações estaduais em situações de evasão de divisas, permitindo uma fiscalização de veículos de cargas e passageiros mais ampla.

Os chips permitirão ainda acesso a sistemas de portões e cancelas, possibilitando a liberação automatizada em pedágios e estacionamentos.

Frente a isso, as novas placas dispensarão o uso de lacres, em concordância com o Parágrafo 9 do Artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A resolução destaca ainda que apenas o Denatran poderá credenciar as empresas fabricantes de placas. Atualmente, a responsabilidade cabe a cada órgão de fiscalização estadual, os Detrans.

Fonte: metropoles

 

O post Carros brasileiros receberão placas do Mercosul a partir de setembro apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Carros brasileiros receberão placas do Mercosul a partir de setembro
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Audiência do sítio de Atibaia é suspensa por greve dos caminhoneiros

Segundo Sérgio Moro, há depoimentos marcados para segunda (28), pela manhã e à tarde, mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *