Web Statistics
Ministro pede ajuda a OMS para obrigar venezuelanos a serem vacinados | Gazeta de Rondônia
Página Inicial / Brasil / Ministro pede ajuda a OMS para obrigar venezuelanos a serem vacinados

Ministro pede ajuda a OMS para obrigar venezuelanos a serem vacinados

Segundo o ministro, o Brasil já registrou óbitos e tem 100 casos de sarampo notificados, três deles em brasileiros

O governo brasileiro hoje (21) ajuda ao presidente da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, para alterar o acordo assinado entre membros da Organização Pan -Americana de Saúde (Opas), para conseguir obrigar venezuelanos a tomar vacinas ao entrar em território brasileiro. A informação foi dada em Brasília pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que participou, junto com Adhanom, de evento na Câmara dos Deputados.

O pedido foi feito em razão do grande número de casos de sarampo que têm sido notificados em Roraima, a partir da vinda de venezuelanos para o Brasil. “Eu pedi ao doutor Tedros, que é o presidente da OMS, que nos autorize a exigir que todos os venezuelanos que venham para o Brasil sejam vacinados na fronteira porque [essa situação] tem nos causado problemas sérios de saúde no Brasil. Essa decisão não é dele. Nós assinamos uma acordo multilateral com todos os países que compõem a Organização Pan-Americana de Saúde. O Brasil é signatário desse acordo que não permite impor a vacina a qualquer cidadão que transite entre os países. É uma situação emergencial e, sendo uma situação emergencial, nós estamos negociando com ele a maneira de resolver esse problema”, explicou.

Segundo o ministro, o Brasil já registrou óbitos e tem 100 casos de sarampo notificados, três deles em brasileiros. Ele afirmou que pretende reforçar a solicitação sobre este tema ao presidente Michel Temer, em encontro nesta quarta-feira no Palácio do Planalto.

Alto custo

O ministro da Saúde também comentou a liberação pela Anvisa de medicamentos de alto custo, usados no tratamento de pacientes com doenças raras. A importação dos medicamentos havia sido suspensa pela Agência sob o argumento de que a empresa vencedora da licitação, a Global Gestão em Saúde S. A, não tinha a documentação necessária para comprovar a segurança na distribuição dos medicamentos. A Anvisa recuou após duas decisões judiciais. Na última delas proferida no domingo (18), o juiz Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal do Distrito Federal, determinou que a Anvisa dispensasse a Global Gestão em Saúde S. A da exigência de apresentar a documentação.

Barros afirmou que, a partir da autorização para importação em quatro dias, os medicamentos Aldurazyme, Myozyme e Fabrazyme estarão à disposição dos pacientes. Só este último chega a custar R$20 mil.

Fonte: agenciabrasil

O post Ministro pede ajuda a OMS para obrigar venezuelanos a serem vacinados apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Ministro pede ajuda a OMS para obrigar venezuelanos a serem vacinados
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *