Página Inicial / Brasil / Facebook monitora usuários até por meio de outros aplicativos, mesmo que você não tenha a rede social no seu celular

Facebook monitora usuários até por meio de outros aplicativos, mesmo que você não tenha a rede social no seu celular

Facebook monitora usuários de 41% dos apps mais populares do Android

Nos últimos tempos, tem ganhado força a campanha #DeleteFacebook, um boicote à rede social pelo modo como a empresa permitiu que dados de milhões de usuários caíssem nas mãos da consultoria Cambridge Analytica sem autorização. O problema é que não é tão fácil assim se livrar dos olhos do Facebook.

Segundo uma pesquisa da AdGuard, quase metade dos aplicativos mais populares do Google Play utilizam o Facebook Audience Network. Essa ferramenta tem duas funções importantes para desenvolvedores: primeiro, é uma rede de publicidade, que permite que eles monetizem seus aplicativos, e segundo, ela proporciona informações sobre como os usuários utilizam o app e qual é o perfil do público de um modo geral, aproveitando o amplo banco de dados que o Facebook tem sobre usuários de internet.

A pesquisa constatou que 41% dos 2.556 aplicativos analisados utilizavam essa rede, o que significa que todos esses aplicativos estão enviando constantemente informações suas para o banco de dados do Facebook. Ou seja: não adianta deletar o Facebook do seu celular, porque boa parte dos outros aplicativos que você tem no seu smartphone também repassam seus dados para a empresa.

Mas afinal de contas, o que esses aplicativos transmitem ao Facebook? A AdGuard explica:

  • O ID de publicidade do Google (um código único e resetável para publicidade fornecido pelo Google Play Services);
  • Informações sobre o dispositivo (sistema operacional, marca, modelo e tamanho de tela);
  • Idioma e fuso horário;
  • Nome da operadora;
  • Informações do aplicativo, o que inclui a atividade recente. A AdGuard nota que isso é a parte mais preocupante, já que vários dos apps lidam dados privativos do usuário, e o nome dessas atividades pode revelar muito sobre o que alguém está fazendo;
  • Seu endereço de IP;
  • Tudo mais que o desenvolvedor quiser incluir, como, por exemplo, informações sobre registros, compras feitas pelo app, etc.
Reprodução

A questão, porém, é que o Facebook pode ser a bola do momento para quem tem preocupações com privacidade, mas a empresa é só um sintoma de uma prática muito mais ampla. Cerca de 88% dos aplicativos analisados se conectam a algum servidor externo, com 61% deles compartilhando suas informações privadas com outras empresas. Deletar o Facebook, afinal, pode ajudar, mas certamente não vai resolver o problema de quebra de privacidade.

Via Olhar Digital

O post Facebook monitora usuários até por meio de outros aplicativos, mesmo que você não tenha a rede social no seu celular apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Facebook monitora usuários até por meio de outros aplicativos, mesmo que você não tenha a rede social no seu celular
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *