Web Statistics
Os sinais de que dias melhores virão – Por Raniery Araujo Coelho | Gazeta de Rondônia
Página Inicial / Brasil / Os sinais de que dias melhores virão – Por Raniery Araujo Coelho

Os sinais de que dias melhores virão – Por Raniery Araujo Coelho

Embora a existência de 12,3 milhões de pessoas sem ocupação, e a própria melhora da recuperação do emprego que se deve mais ao mercado informal, não entusiasme demais o mercado, porém, não há como negar que teremos um maior crescimento do PIB-Produto Interno Bruto, a soma de todos os produtos e serviços realizados no País, em 2018, que estará associado, principalmente, à continuação da expansão do consumo das famílias e à ampliação dos investimentos, depois de sua contração nos últimos anos. Sem dúvida, também deve colaborar para isto a manutenção, já anunciada, de uma trajetória descendente da Taxa Selic, que deve propiciar melhores condições de crédito. Mesmo que a contribuição do setor externo venha a diminuir, ligeiramente, em virtude do aumento das importações, como reflexo da maior demanda doméstica, no entanto, o horizonte é muito melhor. Os riscos advém da incerteza sobre a capacidade do governo a ser eleito para o mandato de 2019 a 2022 e da manutenção das condições favoráveis na economia global.

A economia de Rondônia, todavia, apresenta sinais de que se comporta bem melhor que a média dos estados brasileiros. Em parte isto se deve ao controle das contas efetuado com sucesso pelo governo estadual, mas, parte significativa vem de que o comércio e o agronegócio se mantiveram em crescimento, ainda que pequeno, mesmo na crise. Os resultados disto são visíveis, por exemplo, no fato de que o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio de Porto Velho-ICEC de março alcançou os 121,4 pontos, não somente o maior valor dos últimos doze meses, como também, 19,1% acima do valor de março de 2017(101,9). E isto se deve, em grande parte, a que o subíndice Índice de Expectativa do Empresário do Comércio-IEEC alcançou os 167,5 pontos, em março, ou seja, os empresários começam a acreditar num futuro melhor. Isto também se reflete junto aos consumidores, pois, a Intenção de Consumo das Famílias de Porto Velho-ICF alcançou 98,7 pontos, em março, 8,8% a mais do que no mesmo mês do ano passado. De acordo com dados dos Caged-Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, Rondônia gerou 583 postos de trabalho em fevereiro de 2018, tornando-se do primeiro Estado em geração de emprego na região Norte. O setor de serviços, mais uma vez, foi o carro-chefe da retomada dos empregos no Estado com a criação de 605 postos, seguido da Indústria de Transformação (289). O aumento foi de 0,25% em relação a janeiro de 2018.

Os números demonstram que a nossa economia está no caminho certo e que a classe empresarial com investimentos tem enfrentado à instabilidade econômica. Rondônia aparece como o 10º estado que mais gerou empregos no País em fevereiro. É um índice satisfatório e significativo. Mesmo enfrentando um quadro adverso, o empresário continua investindo, procurando inovar e atendo às oportunidades. Não fosse por isso, o comércio jamais estaria gerando emprego e renda. É preciso, portanto, que este esforço seja complementado por uma contrapartida do governo que deve estimular ainda mais o setor privado facilitando a burocracia e melhorando o ambiente de negócios.

Ainda mais, quando, como agora a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta para uma alta de 3,5% nas vendas durante a Páscoa, o melhor resultado em cinco anos. Assim, a expectativa é que estabelecimentos do varejo alimentício movimentem cerca de R$ 2,2 bilhões, R$ 160 milhões em Rondônia, e criem 10,6 mil postos de trabalho temporário. São sinais de que, independente dos problemas políticos, a economia brasileira avança nos dando razão para ter otimismo e esperar dias melhores.

O post Os sinais de que dias melhores virão – Por Raniery Araujo Coelho apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Os sinais de que dias melhores virão – Por Raniery Araujo Coelho
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Anvisa dá passo rumo à regulamentação da maconha

O assunto ganhou força em novembro de 2017 e, agora, pesquisadores pretendem pressionar com um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *