Web Statistics
Léo Moraes realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Brasil / Léo Moraes realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Léo Moraes realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Deputado Estadual Léo Moraes realizou nesta segunda-feira (02), uma sessão especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento marcou o debate sobre políticas públicas e dos desafios enfrentados para as famílias dos autistas.

“Sempre fiz a defesa do tema na prática, criando a Lei que obriga a inclusão do símbolo do Transtorno do Espectro Autistas em placas e avisos de atendimentos prioritários. Com isso, queremos conscientizar a população sobre o autismo, sensibilizando e fomentando a discussão sobre o assunto.” Explicou o parlamentar.

O deputado também apresentou dados onde apontam que o transtorno atinge cerca de dois milhões de pessoas no país, com algumas características específicas como dificuldade na comunicação, socialização e atenção.

Participaram da sessão solene pais, professores, representantes de associações e amigos de autistas. Ao usar a tribuna, o médico Pauzanes de Carvalho elogiou a iniciativa do deputado e frisou que “o aumento do espectro chama atenção, pois há 60 anos a incidência de autismo era de um para cada 10 mil e nas últimas estatísticas americanas a incidência é de um para 86 pessoas. Esses números estão aumentando de forma inexplicável. Por isso, precisamos ampliar cada vez mais o quadro de atendimento a essas pessoas e famílias.”

“Como mãe do Gabriel, sei o quanto a Associação de Pais e Amigos dos Autistas foi importante para nossas vidas. Ele se desenvolveu muito e como mãe e fui abraçada por todos. Hoje a associação atente 62 crianças e queremos atender toda demanda que ainda é grande e espera por vagas. Não vamos desistir.” Enfatizou a presidente da AMA.

O Diretor Geral do Centro de Reabilitação de Rondônia, Rodrigo Moreira Campos, explicou que o CERO atua em diversas áreas de atenção à saúde como reabilitação física, intelectual ou auditiva. Rodrigo ainda disse que o diálogo entre pacientes, famílias e profissionais é importante para entender a demanda de atendimentos.

“Essas crianças não estão alheias ao que acontecem a sua volta. Elas ouvem, sentem e observam mesmo parecendo quando não estão nem aí. Então peço do Deputado Léo Moraes e aos demais representantes para olharem com mais atenção e carinho para este tema. Hoje é dia de luta pela conscientização, mas precisamos de sensibilização, de mais centros terapêuticos públicos, mais cuidadores capacitados, assistência às famílias e, acima de tudo, respeito.” Compartilhou a jornalista e representante da Awas, Liliane Melo.

Por fim, Léo Moraes se colocou à disposição para fazer valer a luta de amigos e pais de autistas e concluiu dizendo que “Precisamos somar forças para que o autista seja atendido de forma digna e nosso gabinete está de portas abertas para que juntos possamos levar mais igualdade e respeito a essas pessoas.”

O post Léo Moraes realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Léo Moraes realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Anvisa dá passo rumo à regulamentação da maconha

O assunto ganhou força em novembro de 2017 e, agora, pesquisadores pretendem pressionar com um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *