Web Statistics
Fundos Constitucionais já podem financiar uso de energia solar para pessoa física | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Brasil / Fundos Constitucionais já podem financiar uso de energia solar para pessoa física

Fundos Constitucionais já podem financiar uso de energia solar para pessoa física

Medida do Governo Federal atende as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Linhas de crédito têm quase R$ 3,2 bilhões disponíveis para investimentos

O financiamento para aquisição e instalação de placas fotovoltaicas em residências ou condomínios residenciais passa a ter condições bastante facilitadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. Administrados pelo Ministério da Integração Nacional, os Fundos Constitucionais das três regiões – FNO, FNE e FCO – vão apoiar a implantação de sistemas micro e minigeradores de energia elétrica por fontes renováveis para pessoas físicas. As linhas de crédito têm quase R$ 3,2 bilhões disponíveis para investimentos, associando juros muito abaixo das taxas de mercado e prazos mais longos de pagamento. O anúncio foi feito pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Integração, Helder Barbalho, nesta quarta-feira (4).

Na região Nordeste, que dispõe do maior recurso solar do Brasil, os juros anuais serão de 6,24% e o pagamento do crédito poderá ser feito em até 12 anos, incluindo quatro de carência. A região Norte terá a mesma taxa e até 36 meses para quitação do financiamento, sendo dois meses de carência. Para o Centro-Oeste, os encargos são de 7,33% ao ano, com 24 meses de prazo e seis meses de carência. Os interessados devem procurar os bancos operadores do crédito em cada região: Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e, no Centro-Oeste, Banco do Brasil.

Será possível financiar todos os bens e serviços necessários à viabilização do projeto – aquisição das placas fotovoltaicas, instalação etc. A expectativa é de que sejam realizadas, pelo menos, 10 mil operações este ano. Além do impacto econômico na renda de famílias ao reduzir custos com o consumo de energia, a iniciativa também deverá fortalecer com fontes renováveis a matriz energética das regiões beneficiadas.

Demanda

Aproximadamente 80% dos brasileiros querem energia solar fotovoltaica em casa, desde que tenha acesso a financiamento competitivo (dados de pesquisa DataFolha, 2016). As condições cobradas por outras instituições financeiras, no entanto, inviabilizam o investimento, com taxas de juros elevadas e prazos de amortização e carência incompatíveis. Por isso, o financiamento é visto como o maior gargalo de mercado por mais de 75% das empresas do setor fotovoltaico, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O Brasil tem hoje 24.565 sistemas de mini ou microgeração distribuída, dos quais 99% baseados em placas fotovoltaicas.

O post Fundos Constitucionais já podem financiar uso de energia solar para pessoa física apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Fundos Constitucionais já podem financiar uso de energia solar para pessoa física
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Delúbio Soares se entrega à Polícia Federal em São Paulo

Sérgio Moro autorizou que o petista comece a cumprir em Brasília sua pena de 6 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *