Página Inicial / Brasil / Técnica criada por cirurgião brasileiro salva vida de bebê em Jerusalém

Técnica criada por cirurgião brasileiro salva vida de bebê em Jerusalém

Entenda como o “Procedimento Jatene” conseguiu dar uma nova chance ao pequeno Francis Joseph, que foi operado com apenas algumas horas de vida

Um bebê de mãe filipina, nascido na parte oriental de Jerusalém, cuja população é majoritariamente árabe, teve sua vida salva graças a uma técnica desenvolvida por Adib Jatene, um cirurgião brasileiro de origem árabe, conhecido por criar um procedimento que leva o seu sobrenome: “Procedimento Jatene”.

A notícia se espalhou e foi publicada no site The Times of Israel quando o bebê Francis, filho de Nina Joseph, de 41 anos, foi operado por médicos que acreditavam que ele não sobreviveria. Isso porque o próprio Jatene não poderia estar lá, já que o cirurgião faleceu em 2014. No entanto, como legado, ele deixou sua técnica que deu pequeno uma nova chance.

Francis nasceu com transposição dos grandes vasos (TGV), uma cardiopatia congênita que significa que os vasos não são conectados corretamente ao coração. No caso em questão, as aberturas para as câmaras do órgão também estavam mal formadas e bloqueavam o sangue para ser bombeado corretamente.

Nessas situações, a cirurgia precisa colocar as artérias aorta e pulmonar na posição certa, para possibilitar que o sangue passe pelo pulmão para ser oxigenado e seja distribuído normalmente pelo corpo da criança, incluindo os órgãos vitais. A primeira vez que Jatene conseguiu ter sucesso com essa técnica foi em 1975.

Caso a criança não seja tratada nas primeiras semanas de vida, as chances de morte são iminentes. Quando Francis veio ao mundo, os médicos contam que a criança apresentava problemas de respiração, pulso fraco e pele azulada pela falta de oxigênio.

Procedimento
Nascido no hospital do Crescente Vermelho, o equivalente à versão árabe da Cruz Vermelha, o bebê precisou ser transferido para uma unidade com equipamentos necessários e mais expertise para executar o procedimento.

Segundo o especialista em cardiologia pediátrica Julius Golender, que cuidou do caso no hospital Hadassah, referência em Jerusalém, o primeiro passo foi realizar uma cateterização cardíaca para possibilitar que o sangue rico em oxigênio fluísse dos pulmões para o resto do organismo, antes mesmo de transferir a criança ao novo hospital.

No momento da cirurgia, a equipe desconectou as artérias e veias e depois reconectaram novamente na posição adequada. A operação foi realizada por Eldad Erez, cirurgião cardiotorácico, que ficou pouco mais de cinco horas operando o bebê.

Com um resultado positivo, a criança teve seu peito costurado apenas dois dias depois do nascimento, já que era esperado um eventual inchaço na região, procedimento padrão na técnica do médico brasileiro. Em poucas semanas Nina pôde voltar com seu filho para casa.

De acordo com os médicos que participaram do caso, o bebê está “em boas condições, ativo e sorridente”. Mas a mãe preferiu dizer que foi um milagre.

Fonte: ig

O post Técnica criada por cirurgião brasileiro salva vida de bebê em Jerusalém apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Técnica criada por cirurgião brasileiro salva vida de bebê em Jerusalém
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *