Web Statistics
Aprovado projeto que estabelece normas para criação de políticas públicas | Gazeta de Rondônia
sexta-feira ,15 fevereiro 2019
Página Inicial / Brasil / Aprovado projeto que estabelece normas para criação de políticas públicas

Aprovado projeto que estabelece normas para criação de políticas públicas

O PLS altera a Lei Complementar 95/1998, que regula o processo de produção de leis

Foi aprovada em Plenário nesta quarta-feira (4) proposta que obriga o Poder Executivo a enviar ao Poder Legislativo uma avaliação fundamentada sobre o impacto da aprovação de uma lei que crie nova política pública. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 488/2017 Complementar, do senador Roberto Muniz (PP-BA), busca melhorar a responsabilidade gerencial da administração pública e segue para análise da Câmara dos Deputados.

O PLS altera a Lei Complementar 95/1998, que regula o processo de produção de leis. O texto do senador insere um novo capítulo na norma, orientando especificamente o encaminhamento de propostas legislativas que instituam políticas públicas. Com isso, todo projeto com esse objetivo deverá trazer uma avaliação prévia de seu impacto, de modo a garantir a economicidade, a efetividade, a eficácia e a eficiência das ações públicas. A intenção é tornar a gestão pública mais transparente, profissional e eficiente.

Pela proposta, ao ser criada uma nova política pública, devem ser definidos, entre outros itens, os responsáveis pela coordenação e articulação das ações; as competências das principais partes envolvidas, com respectivos objetivos, papéis, responsabilidades, recursos e obrigações; o grau de focalização ou universalização da política pública, considerando as necessidades do público-alvo e os recursos disponíveis; e o plano de gestão de riscos com a identificação dos principais problemas que podem surgir e as medidas mitigadoras para tratá-los.

Também passam a ser exigidos indicadores e metas para medição do progresso das ações, os mecanismos e procedimentos internos de auditoria e o plano de gestão documental.

Para Roberto Muniz, a falta de planejamento na elaboração e fiscalização de políticas públicas é um dos graves problemas do país, o que acaba resultando em desperdício de recursos públicos. Na justificação da proposta, ele defendeu que a avaliação de impacto legislativo ocorra antes da vigência da norma ou da política pública, “de forma a minimizar possíveis falhas quando da concretização da ação estatal, além de maximizar o retorno para a sociedade”.

— Não podemos ficar inertes à destruição de recursos públicos através da ineficiência da gestão — afirmou.

O senador destacou ainda que o PLS foi fruto de discussões com membros do Tribunal de Contas da União (TCU), cuja atividade inclui avaliar a qualidade da implementação e o alcance de metas e objetivos dos programas e ações governamentais. Também contou com contribuições da Consultoria Legislativa do Senado, de técnicos da Câmara dos Deputados e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) afirmou que o projeto será muito útil ao Brasil.

— Registro a perfeita procedência, criatividade e importância desse projeto — disse.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) considerou que a proposta “moderniza a lei de técnica legislativa”. A senadora Ana Amélia (PP-RS) também elogiou o projeto.

Fonte: agenciasenado

O post Aprovado projeto que estabelece normas para criação de políticas públicas apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Aprovado projeto que estabelece normas para criação de políticas públicas
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *