Web Statistics
Julgamento sobre foro privilegiado será retomado no STF em 2 de maio | Gazeta de Rondônia
Página Inicial / Brasil / Julgamento sobre foro privilegiado será retomado no STF em 2 de maio

Julgamento sobre foro privilegiado será retomado no STF em 2 de maio

Ministra Cármen Lúcia colocou, nesta sexta (13/4), o processo na pauta do próximo mês. Sete ministros já votaram pela restrição do foro

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmem Lúcia, incluiu na pauta do dia 2 de maio a ação que discute a restrição de foro privilegiado por prerrogativa de função. O julgamento, iniciado em junho de 2017, foi suspenso em novembro, após pedido de vista do ministro Dias Toffoli. No mês passado, ele liberou a ação para julgamento.

Na ocasião, oito membros do plenário já haviam votado. Sete deles, incluindo o relator, Luís Roberto Barroso, se manifestaram pela permanência no Supremo apenas dos processos referentes a crimes cometidos por parlamentares no exercício do mandato. O ministro Alexandre de Moraes foi contrário à medida.

Com os posicionamentos tomados, já existe maioria para que o foro privilegiado fique mais restrito. No entanto, qualquer um dos ministros pode mudar de opinião até que o julgamento seja concluído. Atualmente, há quase 800 autoridades com prerrogativa de foro junto ao STF.
O plenário discute o caso a partir de uma questão de ordem apresentada por Barroso na ação contra Marcos da Rocha Mendes (PMDB), atualmente prefeito do município de Cabo Frio (RJ). Ele é acusado de corrupção eleitoral por, supostamente, ter distribuído carne e dinheiro a eleitores, com a finalidade de angariar votos.

Desde o recebimento da denúncia, em 2013, o processo do político mudou de competência diversas vezes, em razão dos diferentes cargos que ocupou ao longo do tempo. Ao propor a questão de ordem, Barroso afirmou que o caso revela “a disfuncionalidade prática do regime de foro privilegiado, potencializado pela atual interpretação constitucional ampliativa acerca de sua aplicação”.

Fonte: metropoles

O post Julgamento sobre foro privilegiado será retomado no STF em 2 de maio apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Julgamento sobre foro privilegiado será retomado no STF em 2 de maio
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Anvisa dá passo rumo à regulamentação da maconha

O assunto ganhou força em novembro de 2017 e, agora, pesquisadores pretendem pressionar com um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *