Web Statistics
PT quer proibir Datafolha sem Lula como candidato | Gazeta de Rondônia
Página Inicial / Brasil / PT quer proibir Datafolha sem Lula como candidato

PT quer proibir Datafolha sem Lula como candidato

Partido pretende impedir divulgação de levantamento que considera Jaques Wagner e Fernando Haddad como alternativas petistas ao ex-presidente

O PT ingressou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma ação para proibir a divulgação da pesquisa Datafolha que foi a campo entre quarta e esta sexta-feira. O partido contesta seis dos nove cenários pesquisados, que não incluem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato à Presidência da República.

Segundo a legenda, o Datafolha teve a intenção de “influenciar seus entrevistados na falsa ideia de inelegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, induzir os entrevistados e, futuramente, quando da divulgação dos resultados da pesquisa, todo o povo brasileiro”.

O partido argumenta que, além de colocar cenários com as candidaturas alternativas do ex-governador da Bahia Jaques Wagner e do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o instituto passa a impressão de que a candidatura do ex-presidente é “uma hipótese remota e distante, contrariando o fato concreto de que sua pré-candidatura está consolidada”.

Condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no processo do apartamento tríplex do Guarujá (SP), Lula estaria inelegível de acordo com o entendimento atual do TSE sobre a Lei da Ficha Limpa. Em outro ponto que incomodou o PT, o Datafolha questiona os eleitores do ex-presidente sobre em quem votariam caso o petista, atualmente preso, fique de fora da disputa.

Na argumentação apresentada, assinada pelo escritório de advocacia do ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, o partido argumenta que “não se pode ter certeza da aptidão dos entrevistadores para aclarar eventuais dúvidas dos entrevistados sobre o sistema de justiça, no momento da aplicação do questionário da pesquisa, notadamente a respeito das condições de elegibilidade”, induzindo “os entrevistados a entendimentos calcados em um senso comum e não em conhecimento técnico-jurídico”.

A ação movida pelo partido inclui um pedido de liminar, uma vez que, pelo registro junto à Justiça Eleitoral, o instituto estaria autorizado a divulgar o levantamento já a partir do próximo domingo. Esta é a primeira pesquisa presidencial feita após a prisão do ex-presidente Lula, ocorrida no último sábado, após determinação do juiz federal Sergio Moro. O Datafolha também questiona os eleitores se consideram justa ou injusta a detenção do petista.

Em momentos anteriores do atual ciclo eleitoral, o instituto já incluiu diversas vezes outros nomes petistas – sem que o PT tenha movido qualquer ação – e mesmo outros que não possuíam nem sequer filiação, como Moro e o apresentador Luciano Huck.

Fonte: veja

O post PT quer proibir Datafolha sem Lula como candidato apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:PT quer proibir Datafolha sem Lula como candidato
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Delúbio Soares se entrega à Polícia Federal em São Paulo

Sérgio Moro autorizou que o petista comece a cumprir em Brasília sua pena de 6 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *