Web Statistics
STF decide que lei de cotas também deve ser aplicada em concursos das Forças Armadas | Gazeta de Rondônia
Página Inicial / Brasil / STF decide que lei de cotas também deve ser aplicada em concursos das Forças Armadas

STF decide que lei de cotas também deve ser aplicada em concursos das Forças Armadas

O voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, foi acompanhado por todos os ministros presentes

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (12) que a lei de cotas, que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas em concursos públicos, também deve ser aplicada pelas Forças Armadas.

A lei já havia sido considerada constitucional em junho de 2017, através da análise de Ação Declaratória de Constitucionalidade, mas um embargo questionava se a regra também valia para o Exército, Marinha e Aeronáutica.

O voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, foi acompanhado por todos os ministros presentes. Nele, Barroso afirmou que “não há particularidade inerente às atribuições exercidas nas Forças Armadas que possa justificar, por qualquer razão, um tratamento diferenciado daquele dado por toda a Administração direta e indireta à aplicação das cotas”.

Para o magistrado, “trata-se também de superar o racismo estrutural e institucional existente na nossa sociedade e de garantir a igualdade material entre os cidadãos”.

“A aplicação das cotas em concursos públicos possibilita a construção de uma burocracia representativa, mais atenta aos problemas e particularidades dos diferentes segmentos sociais”, completou Barroso.

O caso passou despercebido, mas foi julgado em lista, um procedimento para facilitar o trâmite no tribunal, no qual os colegas recebem o voto do relator com antecedência e apenas opinam se estão de acordo.

Fonte: Blog o Matheus Leitão – G1

O post STF decide que lei de cotas também deve ser aplicada em concursos das Forças Armadas apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:STF decide que lei de cotas também deve ser aplicada em concursos das Forças Armadas
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Anvisa dá passo rumo à regulamentação da maconha

O assunto ganhou força em novembro de 2017 e, agora, pesquisadores pretendem pressionar com um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *