Página Inicial / Brasil / FMI vê melhora na economia brasileira, mas cobra reforma da Previdência e sugere aumento de impostos sobre renda

FMI vê melhora na economia brasileira, mas cobra reforma da Previdência e sugere aumento de impostos sobre renda

Para o FMI, a reforma da previdência é uma prioridade para garantir a sustentabilidade das contas do governo brasileiro no longo prazo

A economia brasileira deve crescer 2,3% em 2018, e mais 2,5% em 2019, segundo previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) em relatório divulgado nesta terça-feira. É uma melhora em relação ao crescimento registrado em 2017, de 1%.

Além disso, são percentuais maiores do que os previstos anteriormente pelo FMI. Em outubro do ano passado, o organismo internacional estimava uma taxa de crescimento de 1,5% para 2018, e de 2% para 2019. Em janeiro, elevou as estimativas. Agora, aumentou pela segunda vez.

De qualquer forma, a perspectiva de crescimento brasileiro está bem abaixo da média global, de 3,9% em 2018, e mais 3,9% em 2019. Os dados fazem parte do World Economic Outlook, do FMI, lançado periodicamente com previsões e recomendações para a economia mundial.

Para o FMI, a reforma da previdência é uma prioridade para garantir a sustentabilidade das contas do governo brasileiro no longo prazo. Porém, o órgão sinaliza que “incertezas políticas abrem espaço para riscos na implementação de reformas ou mesmo a possibilidade de reorientação de agendas políticas, inclusive no contexto das eleições, em diversos países, como o Brasil” – essa mesma observação já havia sido feita em janeiro.

Já na vertente social, o FMI afirma que o Brasil e os demais emergentes têm oportunidade de tornar o crescimento mais inclusivo e reduzir a desigualdade. Para isso, o país deveria aumentar os impostos sobre a renda de indivíduos e reduzir impostos indiretos (já embutidos nos preços e, portanto, cobrados igualmente de todos os compradores, pesando mais no bolso de quem tem menos dinheiro).

O relatório fala genericamente dos países emergentes e não especifica exatamente o tipo de imposto sobre a renda a que se refere. No Brasil, a principal incidência desse tipo de taxação é sobre a renda do trabalho, que entra no IR – e que poderia sofrer alterações, por exemplo, nas alíquotas ou nas faixas de renda em que são aplicadas. Mas há ainda outras modalidades, como os rendimentos de lucros e dividendos recebidos por pessoa física, que são isentos de tributação no país.

O relatório do FMI também sugere que os emergentes aumentem a transferência de renda para grupos mais pobres por meio de programas como o Bolsa Família. Segundo o organismo internacional, esses programas podem reduzir as desigualdades no curto e também no médio prazo, já que exigem contrapartidas de quem recebe o benefício. No Bolsa Família, por exemplo, as crianças precisam ir para a escola e ter as vacinas em dia.

Governo Michel Temer tentou, mas não conseguiu pautar votação da sua proposta de reforma da Previdência no Congresso – Agencia Brasil

Crescimento

Segundo o FMI, a melhora na previsão de crescimento do Brasil está apoiada no aumento do consumo das famílias e do investimento, que fazem girar a economia.

Já para os próximos anos, o crescimento do Brasil deve ficar em torno de 2,2%, puxado pelo envelhecimento da população – o que aumenta gastos públicos com aposentadoria e reduz a mão de obra – e a estagnação da produtividade. Mas não há expectativa de retorno à crise vivida entre 2015 e 2016, nem à baixa taxa de crescimento da economia do ano passado.

O Brasil tem uma economia baseada na exportação de commodities – matéria-prima para exportação, como minério e grãos. Para o FMI, há a necessidade de diversificação para enfrentar os desafios futuros da economia. Além disso, recomenda a redução de barreiras tarifárias ao comércio e aprimoramento de condições para quem investe em programas de concessão de infraestrutura.

Quanto à inflação, o FMI considera que melhorias na política monetária ajudaram a diminuir os índices no Brasil – o esperado para este ano e para o próximo está entre 3% e 4%, segundo o organismo internacional. Já a previsão para a taxa de desemprego é que caia dos 12,8% de 2017, para 11,6% em 2018, e para 10,5% em 2019.

‘O crescimento global está em alta, mas as condições favoráveis não vão durar para sempre’, alerta FMI – Getty Images

Economia global

A previsão de crescimento de 3,9% da economia mundial é puxada pelo forte desempenho da zona do euro (2,4%), do Japão (1,2%), da China (6,6%) e dos Estados Unidos (2,9%), segundo o FMI.

É um patamar de crescimento não visto desde 2010, quando a economia começou a se recuperar da crise de 2008-09. Porém, o FMI vê riscos e diz que é hora de se preparar para o futuro.

“O crescimento global está em alta, mas as condições favoráveis não vão durar para sempre. Agora é o momento de se preparar para tempos mais difíceis. A prontidão requer não apenas cautela e uma administração das políticas monetária e fiscal de olho no futuro, mas também uma atenção cuidadosa à estabilidade financeira. Também são necessárias políticas estruturais e tributárias que aumentem a renda, inclusive investindo em pessoas e assegurando que os frutos do crescimento sejam amplamente compartilhados”, diz o relatório.

Outros riscos apontados pelo FMI são as recentes restrições no comércio global – no começo de março, os Estados Unidos anunciaram sobretaxas nas importações de aço e alumínio. “O sistema multilateral de comércio baseado em regras, que surgiu após a Segunda Guerra Mundial e que conquistou crescimento sem precedentes, precisa ser fortalecido. Caso contrário, corre o risco de ser dilacerado”, afirma o documento.

Fonte: BBC

O post FMI vê melhora na economia brasileira, mas cobra reforma da Previdência e sugere aumento de impostos sobre renda apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:FMI vê melhora na economia brasileira, mas cobra reforma da Previdência e sugere aumento de impostos sobre renda
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *