Página Inicial / Brasil / Estudo encontra até 1,4 milhão de fungos e bactérias em latinhas e garrafas de vendedores ambulantes

Estudo encontra até 1,4 milhão de fungos e bactérias em latinhas e garrafas de vendedores ambulantes

Pesquisadores de Campinas coletaram amostras até da água dos isopores e encontraram contaminação em 60% delas. Veja como reduzir o risco de pegar uma doença.

Aquele momento de matar a sede em engarrafamentos ou em passeios a pé precisa de mais atenção dos consumidores. Pesquisadores de Campinas (SP) alertam para a contaminação de até 1,4 milhão de fungos e bactérias presentes em latinhas, garrafas de água e garrafinhas PET armazenadas em isopores de vendedores ambulantes.

Entre os micro-organismos encontrados, estão causadores de infecções gastrointestinais, pulmonares, vaginais, de urina e de boca, com sintomas que vão de diarreia, dores abdominais e vômito até febre. O risco é maior para pessoas com baixa imunidade, como crianças, idosos e quem está passando por algum tratamento de saúde.

O estudo feito pela Faculdade de Biomedicina na UniMetrocamp Wyden, com coleta de amostras em cidades da região de Campinas e na capital paulista, verificou até mesmo a água que gela as bebidas nos isopores.

Foram 15 amostras de água e 60% delas estavam contaminadas com coliformes totais, fecais e a bactéria Escherichia coli, vilã das infecções no intestino e de urina.

“Não esperava que as amostras de água estivessem tão contaminadas. Essa contaminação favorece a contaminação dos produtos. Esperava que a água estivesse livre, e que a gente pudesse encontrar apenas alguns micro-organismos nas embalagens, porque vêm de um transporte, ficam em depósito com muita sujeira”, explica a orientadora da pesquisa, a professora doutora Rosana Siqueira.

Entre garrafas e latinhas, 63 itens foram coletados e os bocais foram o objeto da análise. A contaminação mais importante estava presente justamente nas bebidas que estavam nos isopores contaminados.

Das 26 latinhas, 12 tinham fungos e bactérias proliferados em quantidades importantes, de 1 mil a 1,4 milhão de micro-organismos. Nas garrafinhas PET de refrigerante a contaminação atingiu a casa dos 15 mil. Já os bocais das garrafas de água alcançaram a marca de 28 mil contaminantes. E olha que as bebidas ficam normalmente em temperaturas baixas.

“Mesmo a água estando gelada, alguns micro-organismos continuam se multiplicando. Não com aquela força total como se estivesse na temperatura ideal, mas mesmo sob refrigeração eles conseguem se desenvolver”, diz Rosana.

Garrafas de água e latinhas foram objetos da pesquisa feita em Campinas (Foto: Patrícia Teixeira/G1)

Bactérias e fungos encontrados

O idealizador do estudo foi o aluno de Biomedicina Cleber da Silva. Entre os contaminantes identificados nas amostras, estão as bactérias Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Citrobacter.

Os fungos presentes foram Candida albicans – aquela da candidíase – Candida krusei, Rhodotorula e Aspergillus niger.

Silva fez a coleta das amostras de bebidas e da água dos isopores com vendedores nas calçadas e em feiras livres.

“Via o pessoal vendendo água e parava, pedia pra comprar e pra coletar um pouco da água. […] Não estranharam. […] Você vê quando coloca no vidro como ela fica turva, bem contaminada”, completa.

Segundo a orientadora da pesquisa, o resultado indica falta de higiene na manipulação das bebidas e da água dos isopores, podendo prejudicar consumidores e o próprio vendedor ambulante.

“Desde a não higienização das latinhas e das garrafinhas de água, como também a manipulação, as mãos dos próprios manipuladores. Eles mexem muito com dinheiro, não têm um local para higienizar as mãos, e isso acaba ocasionando a contaminação cruzada”, explica Rosana.

Como reduzir riscos?

Rosana ensina que o ideal seria que os vendedores fizessem uma boa higienização das bebidas antes de colocar na água potável com gelo e sempre higienizarem as mãos com álcool em gel, por exemplo. Uma alternativa também é trocar a água do isopor, já que ela perde temperatura ao longo do dia.

“Muitos desses ambulantes chegam cedo no local e vão embora muitas vezes à tarde. Isso favorece o aquecimento dessa água, o desenvolvimento e aumento desses micro-organismos fazendo com que a contaminação seja mais evidenciada”, alerta.

 

Já os consumidores também podem, e devem, se resguardar usando canudos embalados individualmente e passando um guardanapo de papel no bocal das latas e garrafas.

“O lenço de papel vai retirar a água, então você retira parte dos micro-organismos. Não vai ficar 100% seguro, mas vai reduzir muito o nível de contaminação. O canudo, a pessoa vai ficar quase 100% isenta da contaminação”, completa.
Fonte: g1

O post Estudo encontra até 1,4 milhão de fungos e bactérias em latinhas e garrafas de vendedores ambulantes apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Estudo encontra até 1,4 milhão de fungos e bactérias em latinhas e garrafas de vendedores ambulantes
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *