Web Statistics
Montadoras alertam para falsos funcionários que anunciam carro mais barato | Gazeta de Rondônia
Página Inicial / Brasil / Montadoras alertam para falsos funcionários que anunciam carro mais barato

Montadoras alertam para falsos funcionários que anunciam carro mais barato

Bandidos se fazem passar por trabalhadores das fabricantes que teriam recebido veículos como indenização. Eles anunciam em classificados na internet e jornais

As principais montadoras do Brasil têm alertado para golpes envolvendo a oferta de veículos zero quilômetro com preço abaixo do mercado.

A maioria tem uma história parecida:

  • Começa com anúncios em classificados na internet ou em jornais de veículos mais baratos que os das concessionárias.
  • Ao responder o contato da vítima, o suposto vendedor diz que é funcionário ou ex-funcionário da fabricante e que está vendendo o veículo mais barato porque o recebeu como indenização ou tem direito a desconto.
  • A vítima é orientada pelo golpista a depositar o valor em uma conta bancária e, no fim, não recebe nada.

À EPTV, um homem de Monte Mor (SP) relatou que teve um prejuízo de R$ 9,4 mil, ao tentar comprar uma moto da marca Honda.

A montadora tem, desde 2016, um comunicado na página de abertura de seu site em que diz que recebeu denúncias de fraude pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e pelas redes sociais. E que identificou anúncios falsos de venda de veículos da marca “com valores bem abaixo da tabela de mercado”.

“Nesses anúncios, divulgados em sites de ofertas e classificados de jornais, os estelionatários se passam por atuais e ex-funcionários da Honda”, diz o alerta da fabricante.

Avisos semelhantes são encontrados na páginas das principais montadoras no Brasil.

Elas informam que não vendem veículos por meio de funcionários e que toda a negociação, venda e entrega é feita pela rede de concessionárias autorizadas. E aconselham os clientes a irem pessoalmente à loja antes de fechar a compra.

Variações da história

A Toyota e a Ford dizem que esse tipo de golpe vem sendo aplicado em várias regiões do país.

Durante a negociação, os estelionatários usam logomarca das empresas para enviar supostos registros da compra por e-mail e informam o número de um falso serviço de atendimento ao consumidor da marca, para confirmar a história.

O esquema tem variações: em certos casos, o golpista primeiro pede que seja depositada uma parcela do valor do veículo para “reservá-lo”.

“Induzem o consumidor a adquirir o veículo como sendo um negócio ‘imperdível’, bastando, para garantir a reserva, que seja realizado depósito ou transferência eletrônica de aproximadamente 10% do valor total do bem”, diz o alerta da Toyota.

A Chevrolet informa que não está publicando nenhum anúncio de jornal com o título “Quer comprar um carro?”, oferecendo automóveis Prisma com desconto especial de funcionários.

Outros golpes

A Chevrolet alerta também para outro tipo de golpe “clássico”: o envio de falsas ofertas por e-mail com arquivos que precisam ser executados ou baixados.

A marca diz que “não envia e-mails para seus clientes com links para download de arquivos com o objetivo de participar de alguma promoção”. E dá exemplos de e-mails de fraudadores.

Um dos e-mails falsos avisa o suposto cliente sobre um reembolso e oferece um link falso para download do “comprovante”. Outro fala sobre uma “pesquisa sigilosa”.

“Não responda às perguntas e tampouco realize qualquer compra através da internet com a promessa de reembolso com depósito em sua conta”, diz a montadora.

Sites falsos das marcas

Desde 2016, a Fiat alerta para sites falsos envolvendo o nome da marca, “com o objetivo de aplicação de um possível golpe e obtenção de vantagens indevidas”.

Segundo a montadora, foram identificados 3 sites fraudulentos: http://grupofiat.com, http://consorciofiatgrupo.com.br e www.fiatgrupo.com.br

De acordo com a Fiat, os falsos sites oferecem planos de consórcios de automóveis e imóveis como se fossem, de fato, produtos oferecidos pela marca, “o que não corresponde à verdade”.

A Mercedes-Benz colocou um aviso que abre antes mesmo de a página oficial da marca carregar, afirmando que a o site é o único autorizado a fornecer informações sobre veículos da montadora no Brasil e que eles são comercializados exclusivamente pela rede de concessionários da marca.

Fonte: g1

O post Montadoras alertam para falsos funcionários que anunciam carro mais barato apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Montadoras alertam para falsos funcionários que anunciam carro mais barato
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Audiência do sítio de Atibaia é suspensa por greve dos caminhoneiros

Segundo Sérgio Moro, há depoimentos marcados para segunda (28), pela manhã e à tarde, mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *