Web Statistics
Não se pode exigir presença de cliente para advogado ter acesso a documentos | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Brasil / Não se pode exigir presença de cliente para advogado ter acesso a documentos

Não se pode exigir presença de cliente para advogado ter acesso a documentos

Ao deferir liminar para garantir o acesso, magistrado considerou que exigência esvazia papel do advogado.

O advogado devidamente constituído nos autos tem livre acesso aos documentos do impetrante, independentemente da presença deste no ato da consulta. Assim entendeu o desembargador Ricardo Artur Costa e Trigueiros, do TRT da ª região, ao deferir liminar em MS a um causídico que teve o acesso negado.

No caso, após a expedição de ofício de requisição de informações do impetrante, foi disponibilizada em cartório a resposta do convênio Infojud. Mesmo com procuração nos autos, no entanto, o cartório e o juiz impediram o advogado de acessar a resposta, alegando suposta falta de interesse da parte contrária, a menos que o cliente também estivesse presente no balcão.

O impetrante chegou a peticionar vista em cartório das citadas respostas, mas o requerimento foi indeferido, sob o argumento de que a publicação não se destinou ao peticionário, mas ao reclamante.

Diante da situação, o patrono impetrou o MS, com pedido de liminar, requerendo o livre acesso de documentos ao advogado devidamente constituído nos autos, independentemente da presença do cliente no ato da consulta. A tutela foi deferida pelo relator.

“Não se revela razoável exigir a presença do próprio impetrante como condição necessária a possibilitar a consulta por procurador constituído nos autos, porquanto referida imposição esvazia o próprio papel do advogado, a quem cabe a representação processual que lhe foi outorgada.”

O magistrado ainda destacou a condição imposta pela autoridade coatora não tem qualquer finalidade prática, “servindo tão somente à burocratização da Justiça”.

Processo: 1000894-50.2018.5.02.0000

Fonte: migalhas

O post Não se pode exigir presença de cliente para advogado ter acesso a documentos apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Não se pode exigir presença de cliente para advogado ter acesso a documentos
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *