Página Inicial / Brasil / OMS quer usar vacina experimental para conter ebola no Congo

OMS quer usar vacina experimental para conter ebola no Congo

Imunizante é de “difícil manuseio e não faz milagres”, afirma dirigente da organização

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está se preparando para o pior dos cenários em um surto de ebola em uma área remota do Congo, incluindo a disseminação da doença em uma grande cidade, disse o vice-diretor-geral de Prontidão e Reação de Emergências da OMS, Peter Salama, nesta sexta-feira.

Em um informe de rotina em Genebra, Salama afirmou que espera que a República Democrática do Congo dê sinal verde dentro de dias para o uso de uma vacina experimental, mas alertou que o medicamento é de difícil manuseio e não faz milagres. “Estamos muito preocupados e nos preparando para todos os cenários, inclusive o pior cenário” declarou.

O risco imediato é o surto se alastrar para a capital provincial Mbandaka, que tem cerca de 1 milhão de habitantes. “Se virmos uma cidade deste tamanho infectada com ebola, teremos um grande surto urbano, o que será um desafio”, disse. “Quando o ebola chega a áreas urbanas, especialmente favelas, é extremamente difícil se livrar da doença.”

A OMS também colocou os nove vizinhos do Congo em alerta máximo. A maior preocupação é com a República do Congo e com a República Centro-Africana ao norte. O risco de uma disseminação internacional ainda é visto como baixo.

Segundo Salama, a OMS e a ONG Médicos sem Fronteiras já têm especialistas no local. A expectativa é que a Organização das Nações Unidas (ONU) leve de helicóptero 20 especialistas da OMS ao local neste fim de semana e providencie uma pista para pequenas aeronaves transportem trajes de proteção e outros equipamentos.

O Congo notificou a OMS do surto no dia 8 de maio. Há 32 casos suspeitos ou confirmados da doença desde 4 de abril, incluindo 18 mortes, relatou Salama.

“Embora seja uma área rural remota, o que normalmente nos dá uma sensação de tranquilidade em termos da propagação de um surto, já há três localidades separadas cobrindo até 60 quilômetros e talvez mais”, disse.

Fonte: veja

O post OMS quer usar vacina experimental para conter ebola no Congo apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:OMS quer usar vacina experimental para conter ebola no Congo
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *