Página Inicial / Brasil / Tratado de exportação entre Brasil e Bolívia entra em vigor após 28 anos de assinado

Tratado de exportação entre Brasil e Bolívia entra em vigor após 28 anos de assinado

Produtos só poderão ser transportados por uma balsa a partir desta segunda-feira (14). Exportação deve movimentar 6 milhões de dólares por mês em Guajará (RO)

Um tratado de exportação feito entre Brasil e Bolívia, há 28 anos, entrou em vigor nesta segunda-feira (14). O tratado prevê que os produtos exportados para o território boliviano sejam transportados por uma balsa regulamentada pela Agência de Transportes Aquaviários (Antaq) e não mais por barqueiros dos dois países, como sempre aconteceu.

Essas exportações serão feitas pelo Rio Mamoré, entre Guajará-Mirim (RO) e a cidade boliviana de Guayaramerín, a mais de 300 quilômetros de Porto Velho. A exportação na cidade brasileira deve movimentar R$ 6 milhões de dólares po mês.

Assinado em 1990, o tratado previa que os produtos exportados para o território boliviano fossem transportados por uma balsa e não por barqueiros dos dois países, mas até então não havia entrado em vigor.

Os empresários brasileiros e bolivianos reclamam que os termos vão dificultar a liberação dos produtos, uma vez que Guayaramerín não tem Aduana e o processo burocrático para legalizar a entrada ficará mais caro, demorado e afetará o mercado de trabalho, causando demissões em massa.

Serviço de exportação movimenta 6 milhões de dólares na região, diz Associação Comercial (Foto: Rede Amazônica / reprodução )

Com medo dos impactos econômicos, os exportadores diminuíram a aquisição de mercadorias destinadas à exportação, alegando não ter a certeza que conseguirão vendê-las. Outra reclamação é que a maioria de quem atua no ramo não possui veículos regulamentados pela ANTT, além da falta de infraestrutura do Porto Oficial.

Associação Comercial
De acordo com a Associação Comercial de Guajará-Mirim, o serviço de exportação movimenta cerca de 6 milhões de dólares por mês na região, porém a tendência é que haja uma queda na arrecadação e falte produtos de diversos seguimentos na Bolívia.

O atual presidente do órgão, Márcio Badra, diz que a taxa de desemprego aumentará, já que aproximadamente 1,5 mil trabalhadores ficarão desempregados. Para ele, a medida não vai funcionar e o índice de criminalidade em relação ao contrabando vai aumentar drasticamente.

“Não existe um despachante aduaneiro que supra a demanda de 30 a 50 caminhões carregados por dia. A Bolívia não tem capacidade de regularizar essa quantidade de documentos, esse sistema não vai funcionar. Possivelmente vai faltar produtos de diversos seguimentos na Bolívia, não aqueles básicos. Os bolivianos darão um jeito de buscar no Brasil, sendo legal ou ilegalmente. Se essa medida for mantida, vai simplesmente aumentar o contrabando de alimentos por outros canais”, declarou.

Receita Federal
Segundo a Receita Federal, o órgão é responsável apenas por fazer o controle das mercadorias na área de fronteira e que a responsabilidade da medida é exclusiva da ANTT. A Receita informou ainda que a Aduana da Bolívia se responsabilizou em acelerar os trâmites burocráticos para evitar problemas na entrada dos produtos brasileiros em Guayaramerín.

Tensão na Bolívia
Em 2015 houve uma tentativa de implantar a medida já naquele ano, porém os empresários dos dois países se uniram para resistir e conseguiram forçar um embargo.

Desta vez a situação ficou ainda mais tensa, já que os bolivianos anunciaram que vão fechar o Porto de Guayaramerín por tempo indeterminado, se realmente a medida entrar em vigor.

O fechamento do porto boliviano afeta diretamente vários brasileiros, que fazem a travessia diariamente para estudar ou trabalhar no país vizinho.

Fonte: g1

O post Tratado de exportação entre Brasil e Bolívia entra em vigor após 28 anos de assinado apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Tratado de exportação entre Brasil e Bolívia entra em vigor após 28 anos de assinado
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *