Página Inicial / Brasil / Caminhoneiros do AM paralisam transporte de cargas na manha desta terça

Caminhoneiros do AM paralisam transporte de cargas na manha desta terça

O objetivo da categoria é atingir a sociedade e o governo para reivindicações como a redução no valor do diesel

Aproximadamente 200 caminhoneiros farão uma manifestação, na manhã desta terça-feira (22), no quilômetro 0 da BR174. O objetivo da categoria é atingir a sociedade e o governo para reivindicações como a redução no valor do diesel, por exemplo. Os trabalhadores ainda aguardam por uma reunião com representantes do governo estadual para tratar de outras solicitações da categoria.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros e Carreteiros Autônomos de Cargas do Estado do Amazonas (Sindccaceam), Sérgio
Alexandre, a manifestação vai paralisar o transporte de mercadorias. “O movimento é para mostrar a insatisfação da nossa categoria quanto aos altos impostos do combustível, no nosso caso, o diesel. Não vamos fechar estradas ou bloquear rodovias, apenas queremos relatar nossa indignação referente às atuais condições do setor, deixando de realizar o transporte de cargas”, explicou.

O dirigente informou que a alta no valor do diesel está cada vez mais frequente, o que dificulta o trabalho dos caminhoneiros. Por conta disso, o valor do frete dos trabalhadores também aumenta.

Ainda conforme o dirigente, a categoria que atualmente conta com mais de 4 mil trabalhadores somente no Amazonas, conta com a ajuda de outros Estados.

“Roraima, por exemplo, já aderiu à paralisação dos caminhoneiros”, afirmou. “O que queremos com todas essas manifestações também é a redução de impostos como PIS e Cofins”, acrescentou.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, a manifestação dos caminhoneiros é válida, porém, é necessário rever algumas questões. Segundo o executivo, a indústria está passando por um momento de “recuperação”, ou seja, o setor começa a sinalizar o aumento no ritmo de produção e também na geração de empregos.

O dirigente disse também que, ainda que a paralisação afete somente a entrega de matéria-prima e demais insumos, as fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) podem ser fortemente prejudicadas. “Compreendemos o momento pelo qual passam os caminhoneiros, entretanto, uma paralisação da categoria neste momento pode prejudicar a pequena estabilidade pela qual o setor passa com alta demanda e contratação”, comentou.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag também não se mostrou contra a paralisação dos caminhoneiros. “É um movimento justo. Eles estão certos em querer mostrar sua indignação para os governantes. No entanto, a manifestação não pode ser longa para que o comércio e a indústria não sintam os efeitos negativos”, enfatizou.

Movimento nacional

Motoristas e proprietários de caminhões de todo o Brasil prometeram paralisar os serviços nesta semana. A categoria pede a redução das alíquotas da contribuição para PIS/Pasep e Cofins sobre as operações com diesel.

Pelo país, os caminhoneiros também solicitam a melhoria na infraestrutura e na segurança das estradas e rodovias. Outras dificuldades dizem respeito ao recebimento da empresa contratante o vale-pedágio destacado do valor do frete, além da falta de ajuda no pagamento do
financiamento feito pelo caminhoneiro.

As informações são do Em Tempo (AM)

O post Caminhoneiros do AM paralisam transporte de cargas na manha desta terça apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Caminhoneiros do AM paralisam transporte de cargas na manha desta terça
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *