Página Inicial / Brasil / Não leiam o Professor Nazareno! – Professor Nazareno*

Não leiam o Professor Nazareno! – Professor Nazareno*

Outro dia um professor de História disse que eu era débil mental

Rondônia é um fim de mundo sem eira nem beira, disso muita gente sabe. É um lugar ermo, atrasado, brega e com raros resquícios de civilidade. Se o mundo fosse o corpo humano já se sabe qual parte que representaríamos. Sua capital é suja, fedorenta, sem rede de esgotos, sem mobilidade urbana, violenta, mal administrada, quente, sem água tratada e segundo o Instituto Trata Brasil é a pior dentre as 27 capitais do Brasil em qualidade de vida.

Muitos dos políticos daqui são larápios do dinheiro público e estão cansados de se envolver em escândalos. Operação Dominó, Operação Ludus, Operação Termópilas e tantas outras já fazem parte do folclore político local. E o eleitor de Rondônia nunca tomou vergonha na cara para se livrar desta praga que tanto lhe identifica. Rotina: entra ano e sai ano e os mesmos maus políticos são eleitos e reeleitos.

Porém, o que não combina com Rondônia nem com nenhum outro lugar do mundo é a censura. Meus textos, no entanto, já sofreram muitos tipos de cerceamento e quase todos vindos inacreditavelmente de pessoas que usam a palavra como ferramenta de trabalho. Desta vez foi o excelente chargista Rondineli Gonzalez a apontar suas baterias antidemocráticas e ditatoriais contra mim. Gonzalez deve conhecer Voltaire e sabe que a censura foi abolida há pouco tempo a muito custo no nosso país. Adoro o trabalho de alto nível dele e jamais teria a coragem de pedir que algum órgão da mídia local o boicotasse. Mas Rondineli não é o único. Outros sujeitos metidos a jornalistas e intelectuais já se incomodaram também com os meus escritos. Até donos de site. E todos eles têm todo o direito de não gostarem dos meus textos. Só não podem proibi-los.

Gonzalez é um jovem rondoniense que tem um talento raro para produzir boas charges. Ele se diz jornalista, mas precisa aprender o que é liberdade de opinião. Gostar de Rondônia, de Porto Velho e de suas bizarrices é um direito dele e de qualquer outro cidadão. Eu respeito, embora não concorde. Já não gostar daqui é um direito meu que também precisa ser respeitado. Faço textos por que sou professor de Redação e também sou jornalista com formação acadêmica.

Nunca pedi a nenhum site que os publicasse. Tenho um blog (https://blogdotionaza.blogspot.com) e nele publico o que eu quiser, quando quiser, como quiser. Estão incomodados? Bloqueiem-me na internet. Estão chateados comigo, mas por que leem o que eu escrevo? Não leiam, então! Em vez disso, leiam Foucault, Machado, Clarice, Fernando Pessoa, Nietzsche ou Drummond.

O problema talvez seja porque geralmente faço meus textos pela manhã, sentado no vaso sanitário, daí escrever tanta m… Outro dia um professor de História disse que eu era débil mental. E muitas outras pessoas já promoveram campanhas e mais campanhas nas redes sociais para censurarem meus escritos tolos e até para me expulsar da cidade. Tudo isso é risível, pois não conseguem deixar de ler a minha opinião.

Entrem na Justiça contra mim, senhores!

Porém, para desespero de muitos, não vou parar jamais de escrever a não ser que aconteça algo de pior comigo, uma vez que “aqui é uma terra já bem acostumada ao ronco do trabuco”. Rondônia é um lugar “maravilhoso” onde alguns jornalistas se insurgem contra textos, ativistas culturais não toleram o diferente, intelectuais pregam a censura e o povo, sempre ele, elege todo ano os piores políticos. Em que outro lugar do mundo encontraria tantas bizarrices para escrever meus textos?

*É Professor em Porto Velho

O post Não leiam o Professor Nazareno! – Professor Nazareno* apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Não leiam o Professor Nazareno! – Professor Nazareno*
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *