Página Inicial / Brasil / Contratação de banca estrangeira pela Eletrobras também está na mira da OAB-RJ

Contratação de banca estrangeira pela Eletrobras também está na mira da OAB-RJ

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social não foi o primeiro órgão público a ser oficiado pela seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil pela contratação de escritório estrangeiro. Em 2017, a OAB-RJ já havia questionado a Eletrobras pelo mesmo motivo.

O BNDES contratou a firma norte-americana Cleary Gottlieb para aprofundar investigações sobre as operações da instituição com as empresas do grupo J&F. Para apurar práticas de corrupção, a Eletrobras fechou acordo de R$ 6 milhões com a banca dos EUA Hogan Lovells. Posteriormente, o valor do contrato foi elevado para R$ 201 milhões.

Diante dessa notícia, a OAB-RJ enviou, em setembro de 2017, um ofício à Eletrobras pedindo informações sobre os serviços prestados por escritórios estrangeiros à estatal. No documento, a Ordem apontou que o advogado estrangeiro só pode prestar consultoria sobre o Direito de seu país, conforme o Provimento 91 do Conselho Federal da OAB.

A entidade também disse que bancas de consultores estrangeiros não podem exercer atividades privativas da advocacia no Brasil.

“Dessa forma, é indiscutivelmente vedado aos advogados e/ou sociedades de advogados inscritos na OAB associarem-se aos consultores em direito estrangeiro, visto que esses não são advogados de acordo com o Estatuto da Advocacia, razão pela qual, não estão legalmente habilitados para, dentro do território nacional, praticar atos privativos da advocacia, integrar sociedade de advogados ou com ela formalizar qualquer associação destinada a prestar serviço de advocacia”, disse a OAB-RJ.

De acordo com a seccional, os consultores em Direito estrangeiro que se associam a advogado ou escritório excedem os limites definidos no Provimento 91/2000 e devem ter sua autorização para atuação cancelada. Além disso, esses profissionais praticam, em tese, a contravenção penal de exercício irregular da profissão, alegou a Ordem.

 

O post Contratação de banca estrangeira pela Eletrobras também está na mira da OAB-RJ apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Contratação de banca estrangeira pela Eletrobras também está na mira da OAB-RJ
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Greve de caminhoneiros faz governo estender vacina contra gripe

Sem transporte ou com pouco combustível, muitas pessoas não conseguiram chegar até os postos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *