Web Statistics
Governo divulga tabela que fixa preços mínimos para frete no Brasil | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Últimas / Governo divulga tabela que fixa preços mínimos para frete no Brasil

Governo divulga tabela que fixa preços mínimos para frete no Brasil

O governo federal divulgou nesta quarta-feira (30/5) a tabela da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que fixa os preços mínimos para o frete no Brasil. A tabela era uma exigência das transportadoras que articularam a greve dos caminhoneiros. O texto da resolução será publicado na edição desta quinta-feira (31/5) do Diário Oficial da União.

A norma apresenta a tabela com os preços mínimos referentes ao quilômetro rodado por frete, por eixo carregado, conforme manda a Medida Provisória 832, de 27 de maio, editada também para atender às exigências dos grevistas.

De acordo com comunicado do Planalto, as tabelas têm caráter obrigatório para o mercado de fretes do país. Foram elaboradas, diz o governo, em conformidade com as especificidades das cargas e estão divididas entre carga geral, a granel, frigorificada, perigosa e neogranel.

Para o advogado José Del Chiaro, especialista em defesa da concorrência, a medida é um retrocesso. Para ele, a tabela não será barata e os consumidores irão arcar com o prejuízo. Além disso, vê o movimento como um convite à cartelização do mercado.

Ex-secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Del Chiaro lembra que o Cade sempre condenou tabelas impositivas como essas. “Aceitar as imposições dos caminhoneiros quando empresas do setor de transporte rodoviário de cargas devem R$ 52 bilhões em impostos e tributos à União é um absurdo”, diz o advogado.

A metodologia utilizada para definição dos preços mínimos baseou-se no levantamento dos principais custos fixos e variáveis envolvidos na atividade de transporte.

Os números constantes no anexo da resolução terão validade até o dia 20 de janeiro de 2019. A partir daí, de acordo com a medida provisória, novas tabelas deverão ser publicadas até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano e serão válidas para o semestre em que forem editadas.

O post Governo divulga tabela que fixa preços mínimos para frete no Brasil apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Governo divulga tabela que fixa preços mínimos para frete no Brasil
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comissão especial aprova novas regras para criação de municípios

O projeto de lei complementar já foi aprovado no Senado e pode ser votado no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *