Web Statistics
Câmara analisa projetos de interesses dos caminhoneiros nesta semana | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Últimas / Câmara analisa projetos de interesses dos caminhoneiros nesta semana

Câmara analisa projetos de interesses dos caminhoneiros nesta semana

Devem entrar na pauta do Legislativo o marco regulatório para o transporte de cargas e as medidas provisórias usadas no acordo com os caminhoneiros

A Câmara dos Deputados deve analisar, nesta semana, projetos de lei que são de interesse direto dos caminhoneiros e que estavam, inclusive, entre as pautas apresentadas pela categoria durante as negociações com o governo Temer para o fim da greve nacional das últimas semanas.

Entre os projetos, estão um novo marco regulatório sobre o transporte de cargas – o projeto de lei que regulamenta o transporte rodoviário de cargas no País (PL 4860/16) – e três medidas provisórias apresentadas pelo governo para atender aos pedidos feitos pelos caminhoneiros grevistas.

O primeiro tema a entrar na pauta deve ser a proposta de mudança nas regulações, de autoria da deputada Christiane de Souza Yared (PR-PR), que conta com um substitutivo do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) aprovado pela comissão especial sobre o tema.

Esse substitutivo está pronto para votação e deve ser colocado na pauta pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a partir da próxima terça-feira (5).

Nesse texto, são estabelecidas, inclusive, as formas de contratação dos transportadores (autônomos, de cooperativa ou empresa), regras para a segurança nas estradas e normas para a contratação de seguros em caso de acidentes, perda de mercadoria e até furtos e assaltos.

Além de criar o vale-pedágio, que não passa de um mecanismo de pagamento automatizado, que será obrigatório, o susbtitutivo torna obrigatória também a inspeção de segurança veicular de todos os veículos de carga, com maior frequência quanto mais velho for o veículo.

Medidas provisórias que afetam os caminhoneiros

As medidas provisórias previstas após o acordo com o governo, no entanto, devem demorar um pouco mais para serem referendadas. Isso porque é preciso se instalar comissões especiais para analisá-las.

No entanto, as MPs já tem validade imediata assim que decretadas pelo presidente Michel Temer (MDB), restando ao Legislativo – Câmara e Senado – analisá-las em até 90 dias.
A instalação dessas comissões, prevista para esta semana, também depende de um decreto de Rodrigo Maia. Se o Congresso não aprová-las até o final do prazo, as propostas perdem sua validade.

São elas a MP de número 831, 832 e 833. A primeira determina que 30% do frete contratado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) seja para as cooperativas de caminhoneiros autônomos, sem necessidade de licitação.

A segunda, cria uma tabela de valores mínimos para o frete divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). E a terceira, por fim, estende a todas as estradas do País, e não apenas para as federais, a regra que isenta os caminhoneiros de pagar pedágio para os eixos que estiverem suspensos.

* Com informações da Agência Câmara.

Fonte: ig

O post Câmara analisa projetos de interesses dos caminhoneiros nesta semana apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Câmara analisa projetos de interesses dos caminhoneiros nesta semana
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

População carcerária quase dobrou em dez anos

Presos enfrentam superlotação e violação de direitos “Sou condenado à morte por doenças crônicas, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *