Página Inicial / Últimas / Outra derrota das “viúvas da ditadura” – Professor Nazareno*

Outra derrota das “viúvas da ditadura” – Professor Nazareno*

A nossa democracia embora seja jovem já passou por vários testes e este é apenas mais um

A greve do setor de transportes no Brasil chamada romanticamente pela população incauta de “greve dos caminhoneiros” acabou de vez com a vitória dos motoristas e empresários sobre toda a população brasileira que paga impostos. Um governo golpista, corrupto, fraco, na lona e em fim de mandato não teve como negociar de forma satisfatória para que nenhum dos lados saísse perdendo. Temer e sua turma, para salvar a própria cabeça, fez cortesia com o chapéu alheio. Acuados e sem a menor possibilidade de endurecer o jogo com os grevistas, os golpistas capitularam vergonhosamente. A brincadeira custou ao país quase 200 bilhões de reais. Só a perda no valor das ações da Petrobras soma mais de 100 bilhões enquanto o subsídio forçado ao diesel e os prejuízos com o movimento em si ajudaram a quase duplicar a conta.

A greve, no entanto, mostrou infelizmente a verdadeira face ditatorial, burra e anacrônica de muitos brasileiros. A mentalidade golpista aflorou em alguns cidadãos e em vários casos nos próprios grevistas. O clamor por uma intervenção militar ou mesmo um golpe nos moldes de 1964 ganhou facilmente as ruas para envergonhar a nação inteira. Cartazes e faixas pediam descaradamente a quebra de uma das mais importantes cláusulas pétreas da nossa Constituição. Talvez preocupado com o caos iminente, até o próprio candidato da extrema direita, Jair Bolsonaro, informou que “se os militares quiserem voltar ao poder tem que ser pelo voto”. Sem a menor vergonha na cara e sem consultar ninguém, cidadãos comuns e mal intencionados pediam a volta do arbítrio. As “viúvas da Ditadura” ficaram órfãs mais uma vez, pois a democracia venceu de novo.

A História nos mostra que o remédio para os males da democracia é sempre mais democracia. “Se um paciente está com problemas é preciso buscar sempre outros remédios diferentes e não mandá-lo para a câmara de gás a fim de executá-lo”, ensina o professor e historiador Leandro Karnal. E continua: “a democracia nunca deve ser questionada, mas aperfeiçoada”. A nossa democracia embora seja jovem já passou por vários testes e este é apenas mais um. O mundo globalizado não admite mais regimes de exceção e o Brasil não pode ser um grotão subsaariano, embora muitos de seus cidadãos ainda raciocinem como se fôssemos uma república bananeira. O próprio ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen, afirmou que falar em intervenção militar é assunto do século passado. “E estamos vivendo no século XXI”.

Se tivessem ido à escola e estudado História e Economia, por exemplo, as malditas “viúvas do arbítrio” deveriam saber que a culpa por esta crise é de todos os governos: Dilma e o PT subsidiaram os preços do combustível para ganhar as eleições. Temer, o demissionário Pedro Parente e o PSDB não tiveram consciência nem visão política e tentaram reverter os números da estatal aumentando todo dia os preços dos combustíveis. Ou seja, sem popularidade e odiado por todos, o governo golpista de Michel Temer sucumbiu antes da hora e quase leva o país ao caos. A função constitucional dos militares é defender o território nacional e assegurar o equilíbrio da sociedade para assim evitar rupturas. Fora, viúvas agourentas! Golpear as instituições democráticas é coisa de ignorantes, alienados e despolitizados. Pedir ditadura vivendo em uma democracia é fácil. Quero ver pedir a democracia vivendo em uma ditadura.

*É Professor em Porto Velho

O post Outra derrota das “viúvas da ditadura” – Professor Nazareno* apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Outra derrota das “viúvas da ditadura” – Professor Nazareno*
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Deputada Júlia Zanatta é alvo de ameaças e discurso de ódio

Nas plataformas de mídia social, pessoas com inclinação política à esquerda têm enviado mensagens hostis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *