Página Inicial / Últimas / OEA aprova resolução para suspender Venezuela

OEA aprova resolução para suspender Venezuela

Inciativa promovida pelos EUA e apoiada pelo Brasil não reconhece a legitimidade da eleição em que Maduro ganhou novo mandato de 6 anos.

A Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou nesta terça-feira (5) uma resolução que abre as portas para a suspensão da Venezuela da organização e não reconhece a legitimidade das eleições de 20 de maio nas quais Nicolás Maduro foi reeleito como presidente.

A resolução foi aprovada com 19 votos durante a Assembleia Geral da OEA, a reunião mais importante da organização, que termina nesta terça.

A iniciativa promovida por Washington e apresentada por Argentina, Brasil, Canadá, Chile, México e Peru, pede a aplicação dos mecanismos da Carta Democrática Interamericana por “alteração da ordem constitucional”, um processo que pode levar à suspensão da Venezuela da OEA. O grupo deve votar a questão em uma assembleia extraordinária.

A resolução foi criticada por Caracas como um “ato ingerencista” dentro de uma “campanha criminosa” do governo de Donald Trump, precisava do apoio da maioria simples do total de membros da OEA – que oficialmente são 35. Apenas 34 estão ativos, porém, porque Cuba não participa.

Os Estados Unidos, que têm chamado “o regime de Maduro” de “ditadura” e que junto ao Grupo de Lima não reconheceram a reeleição do presidente venezuelano no dia 20 de maio, empregaram nas últimas semanas seus esforços diplomáticos com o argumento de que a OEA deve fazer valer os princípios democráticos que disse defender.

“Em nome do presidente Trump, peço à comunidade de nações livres, de todo esse Novo Mundo, que expulsem a ditadura de Maduro da Organização de Estados Americanos. A OEA deve representar a liberdade. E agora é o momento”, disse o vice-presidente Mike Pence, durante uma recepção nesta segunda-feira na Casa Branca.

‘Chantagem’
Maduro, por sua vez, denunciou nesta segunda que os Estados Unidos mobilizaram uma campanha de “chantagem e ameaça” contra os governos da região para que aprovassem uma resolução para suspender a Venezuela da OEA.

“Nestas semanas, o governo dos Estados Unidos tem desenvolvido uma campanha criminosa e macabra de chantagem e ameaça a todos os governos da América Latina e do Caribe (…) Cada vez que se aproxima uma assembleia geral da OEA vemos o mesmo filme”, disse Maduro.

Segundo o presidente, Washington ameaçou esses países de retirar “ajudas econômicas, possibilidades de financiamento (…), fluxos de turismo” e com represálias a seus migrantes nos Estados Unidos.

Maduro ratificou a sua decisão de retirar a Venezuela da OEA, um processo iniciado no ano passado e que terminará em abril de 2019.

“Denunciamos a OEA e deixamos a OEA, o ministério das colônias, saímos da OEA, (foi) ratificado, já se foram 13 meses dos 24 que temos que esperar para que seja efetivo. Quando a Venezuela sair da OEA vamos fazer uma grande festa nacional”, expressou.

Fonte: g1

O post OEA aprova resolução para suspender Venezuela apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:OEA aprova resolução para suspender Venezuela
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

André Fernandes faz duras críticas denunciando situação de hospital que teve crime bárbaro em Fortaleza; VEJA VÍDEO

Fortaleza em pânico! pic.twitter.com/Q4Bx8MloT4 — André Fernandes (@andrefernm) April 23, 2024 https://platform.twitter.com/widgets.js O deputado federal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *