Web Statistics
Senado aprova projeto sobre cobrança do ISS de apps como Uber e Cabify | Gazeta de Rondônia
Página Inicial / Últimas / Senado aprova projeto sobre cobrança do ISS de apps como Uber e Cabify

Senado aprova projeto sobre cobrança do ISS de apps como Uber e Cabify

Ideia é direcionar receita do imposto para cidade onde o embarque do passageiro foi feito. A matéria segue para análise na Câmara

O plenário do Senado Federal aprovou nessa terça-feira (5/6) projeto de lei complementar que transfere a receita do Imposto Sobre Serviços (ISS) cobrado de aplicativos de transporte e similares, como Uber e Cabify, entre outros, para o município onde o embarque do passageiro ocorre. O projeto será enviado para a Câmara dos Deputados.

Atualmente, a cobrança é feita pela prefeitura da cidade onde fica a sede da empresa de tecnologia responsável por oferecer o app. A maioria delas está concentrada em São Paulo.

O projeto recebeu 56 votos favoráveis e 1 contrário. Todos os partidos se posicionaram a favor. Segundo a maior parte dos senadores, a matéria não eleva impostos. A alíquota máxima é de 5%, sendo definida por lei municipal. Mas o senador Renan Calheiros (MDB-AL) protestou. Para ele, o proposta aumenta a carga tributária porque há municípios que não cobram o ISS dos aplicativos.

De acordo com o relator, Armando Monteiro (PTB-PE), a mudança é justa e simplifica a cobrança. Segundo ele, o projeto promove mais equidade na distribuição do imposto e servirá de modelo para outros aplicativos de economia compartilhada. “O modelo atual tende a concentrar a arrecadação”, ponderou.

O autor é o senador Airton Sandoval (MDB-SP). Ele afirmou que, mesmo contrariando interesses de seu estado, a iniciativa traz mais igualdade fiscal: “A arrecadação não deve ficar num só município”.

Nota fiscal

O senador Armando Monteiro também apresentou uma modificação no texto para instituir a nota fiscal eletrônica de serviços, de padrão nacional. Conforme o autor, a iniciativa deve ser útil aos aplicativos de transportes e outros serviços.

Atualmente, cada município possui um modelo distinto de comprovante, regido por leis locais próprias. O projeto cria um comitê gestor para elaborar o modelo unificado e simplificado de nota eletrônica.

Fonte: metropoles

O post Senado aprova projeto sobre cobrança do ISS de apps como Uber e Cabify apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Senado aprova projeto sobre cobrança do ISS de apps como Uber e Cabify
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

População carcerária quase dobrou em dez anos

Presos enfrentam superlotação e violação de direitos “Sou condenado à morte por doenças crônicas, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *