Web Statistics
Juiz do DF autoriza regime aberto para o deputado federal Celso Jacob | Gazeta de Rondônia
Página Inicial / Últimas / Juiz do DF autoriza regime aberto para o deputado federal Celso Jacob

Juiz do DF autoriza regime aberto para o deputado federal Celso Jacob

Parlamentar foi condenado a 7 anos e 2 meses por falsificar documentos para dispensar licitação relacionada à construção de uma creche

O juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Fernando Messere determinou nesta quinta-feira (7/6) que o deputado federal Celso Jacob (MDB-RJ), preso em meados do ano passado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, cumpra pena em regime aberto. Ou seja, agora ele tem autorização para ficar em casa.

Preso em 6 de junho de 2017, após condenação no Supremo Tribunal Federal, Jacob passou a cumprir pena de 7 anos e 2 meses pelos crimes de falsificação de documento público e dispensa de licitação para construção de uma creche quando era prefeito de Três Rios (RJ), em 2002. Como a sentença era para o cumprimento de pena em regime semiaberto, 20 dias após sua detenção, o parlamentar conquistou o direito de trabalhar no Congresso Nacional durante o dia e recolher-se ao Complexo Penitenciário da Papuda à noite.

A partir de então, ficou conhecido como o “deputado presidiário” e se tornou um dos parlamentares mais assíduos da Casa: por força judicial, registrava presença em todos os dias úteis, inclusive naqueles tradicionalmente de baixo quórum (como segundas e sextas-feiras). Mas, em novembro de 2017, ele perdeu o direito de dar expediente no Congresso, após ser flagrado tentando entrar na Papuda com queijo provolone e biscoito escondidos na cueca.

Além de ficar em regime fechado, o emedebista passou a responder a processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara: recentemente, o colegiado aprovou a admissibilidade da ação, que pode culminar com a perda do mandato. Em dezembro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mandou cortar o salário e extinguir o gabinete de Jacob, além de determinar a exoneração de assessores do “deputado presidiário”. Em abril, Maia convocou o suplente José Augusto Nalin (DEM-RJ) para ocupar a vaga do deputado preso.

Apesar de autorizar o cumprimento do restante da pena em regime domiciliar, o juiz Fernando Messere determinou em sua decisão que Celso Jacob deverá comparecer ao TJDFT na próxima terça-feira (12/6), às 14h, para participar de audiência. “O não comparecimento do apenado na data indicada trará como consequência imediata expedição de ordem de prisão”, advertiu o magistrado. (Com informações do Estado de São Paulo)

Fonte: metropoles

O post Juiz do DF autoriza regime aberto para o deputado federal Celso Jacob apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Juiz do DF autoriza regime aberto para o deputado federal Celso Jacob
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Comissão especial aprova novas regras para criação de municípios

O projeto de lei complementar já foi aprovado no Senado e pode ser votado no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *