Página Inicial / Últimas / Embaixador acusado de assédio é lotado em unidade do Itamaraty no RJ

Embaixador acusado de assédio é lotado em unidade do Itamaraty no RJ

João Carlos de Souza-Gomes foi removido do cargo que ocupava na FAO, em Roma, após funcionárias relatarem investidas sexuais do diplomata

Removido do posto que ocupava na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, após denúncias de assédio, o embaixador João Carlos de Souza-Gomes será lotado no escritório de representação do Itamaraty situado no Rio de Janeiro. A decisão consta em portaria incluída na edição dessa segunda-feira (11/6) do Diário Oficial da União (DOU).

O diplomata representava o país junto ao órgão internacional na capital italiana. Após o caso, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), ele foi conduzido para a Secretaria de Estado do Itamaraty, no Brasil. A remoção do servidor do posto em Roma foi publicada em 13 de março.

João Carlos de Souza-Gomes responde a um processo administrativo disciplinar (PAD) no MRE por assédio sexual. De acordo com relatos de mulheres que trabalharam com o embaixador ao jornal Folha de S.Paulo, ele teria obrigado uma funcionária a vesti-lo, além de calçar meias nele e abotoar suas calças. Outra servidora afirmou ter sido chamada de gostosa por Souza-Gomes, que, em outra situação, teria feito outros diplomatas a aplaudirem por sua beleza.

De acordo com a assessoria de comunicação do Itamaraty, a nomeação desta semana trata da lotação de João Carlos de Souza-Gomes em unidade de representação do órgão na capital carioca para cumprir função como servidor público. “O escritório de representação do Rio é uma unidade descentralizada da Secretaria de Estado. A Administração do MRE tem a obrigação de lotar seus servidores”, diz nota encaminhada ao Metrópoles.

O órgão ainda ressaltou que “a lotação é ato administrativo e não configura prêmio ou punição. O servidor em questão, lotado para trabalhar na unidade do Rio, não exercerá cargo nem função de chefia”. A recolocação do embaixador é assinada pelo secretário-geral do MRE, Marcos Bezerra Galvão.

Apuração sob sigilo

Sobre o desfecho do processo administrativo movido contra Souza-Gomes por assédio sexual, o Metrópoles obteve a seguinte resposta da assessoria de imprensa do Itamaraty: “a conduta do servidor em questão é atualmente objeto de apuração no âmbito de um processo administrativo disciplinar em curso, cujas atividades são protegidas por sigilo, nos termos do artigo 150 da Lei nº 8.112/1990. Não ocorreu ainda o julgamento no processo administrativo disciplinar”.

Fonte: metropoles

O post Embaixador acusado de assédio é lotado em unidade do Itamaraty no RJ apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Embaixador acusado de assédio é lotado em unidade do Itamaraty no RJ
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Ala do STF não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria, diz jornalista

foto: reprodução Ministros do Supremo Tribunal Federal fazem diferentes avaliações sobre o que buscava, verdadeiramente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *