Página Inicial / Últimas / Cientistas cortam DNA de cobaias machos e ovário aparece no lugar de testículo

Cientistas cortam DNA de cobaias machos e ovário aparece no lugar de testículo

Material cortado não apresentava nenhum gene. Experimento de ‘reversão sexual’ foi publicado na revista ‘Science’ nesta quinta-feira (14).

A pesquisa foi coordenada por cientistas do Instituto Francis Crick, no Reino Unido, e está na edição desta quinta-feira (14) da revista “Science”.

Normalmente, mamíferos se tornam fêmeas se há uma quantidade insuficiente de uma proteína conhecida como SOX9. Essa proteína é codificada por um gene localizado no cromossomo Y.

É por isso que os machos, que têm um cromossomo X e um cromossomo Y, geralmente desenvolvem testículos; enquanto as fêmeas, que têm dois cromossomos X, não o fazem.

A surpresa do estudo, no entanto, é que os cientistas cortaram uma parte do material genético que não possuía genes. Pesquisadores — como o primeiro autor Nitzan Gonen — não esperavam que uma mudança nesse tipo de material pudesse ser o gatilho para uma alteração tão radical no sexo das cobaias.

“Fiquei surpreso ao descobrir que um único pedaço era capaz de controlar algo tão significativo quanto o sexo” — Nitzan Gonen.

Apenas 2% do DNA humano contém o “código” para produzir proteínas. Os 98% restantes são “não-codificantes” — e o pedaço cortado estava nesse grupo.

Cientistas acreditam que o estudo poderia ajudar a explicar distúrbios do desenvolvimento sexual em humanos. Segundo os autores da pesquisa, pelo menos metade desses distúrbios tem causa genética desconhecida.

Como foi o estudo

O pedaço do DNA cortado (Enh13) estava localizado a meio milhão de bases do gene responsável pela produção dos testículos, localizado no cromossomo Y.

Mesmo com a presença do cromossomo Y, contudo, camundongos desenvolveram ovários e genitália feminina quando a equipe removeu o Enh13.

Após o experimento, cientistas descobriram que o Enh13 é um potenciador da proteína responsável pelos testículos.

Quando esse pedaço do DNA está presente, a proteína fica aumentada. Isso mostra assim, que o cromossomo Y não é o único responsável pela produção de testículos, diz Robin-Lovell Badge, professor do Instituto Francis Crick e um dos autores do estudo.

“Acreditamos que o Enh13 tem um papel em transtornos de desenvolvimento sexual e poderia ser usado para ajudar no diagnóstico” — Robin-Lovell Badge.

Imagem mostra ação da proteína Sox9 no desenvolvimento de gônadas sexuais. Nas duas primeiras colunas, o desenvolvimento de testículo na presença da proteína. Já nas duas últimas, cientistas mostram gônada revertida e gônada sem intervenção da ciência (Foto: Gonen et al)

Ciência e experimentos de reversão sexual

Experimentos de reversão sexual em cobaias não são novos. Em 1991, o mesmo grupo revelou “Randy”, um rato cromossomicamente feminino (XX) que se desenvolveu como macho depois que a equipe alterou seu material genético.

“Percorremos um longo caminho desde Randy, e agora, pela primeira vez, demonstramos a reversão sexual depois de mudar uma região do DNA que potencialmente não codificaria nada” — Robin-Lovell Badge.

Cientistas acreditam que muitas das respostas para distúrbios sexuais podem estar nessas regiões não codificadoras. O próximo passo do estudo britânico é estudar um pouco mais a relação entre essas regiões sem genes e a determinação do sexo.

 Fonte: g1

O post Cientistas cortam DNA de cobaias machos e ovário aparece no lugar de testículo apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Cientistas cortam DNA de cobaias machos e ovário aparece no lugar de testículo
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *