Web Statistics
ANS recorre da liminar que limitava reajuste de planos de saúde | Gazeta de Rondônia
terça-feira ,18 dezembro 2018
Página Inicial / Últimas / ANS recorre da liminar que limitava reajuste de planos de saúde

ANS recorre da liminar que limitava reajuste de planos de saúde

O recurso foi apresentado nessa quinta-feira (14). Se aprovado, a agência deve anunciar aumento de aproximadamente 10% aos contratos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recorreu da liminar que fixava um teto de 5,72% para o reajuste de planos de saúde individuais. O recurso, um agravo de instrumento, foi apresentado nessa quinta-feira (14/6). Se aprovado, abrirá caminho para a agência anunciar aumento de aproximadamente 10% aos contratos. Atualmente, cerca de 9,1 milhões de pessoas têm esse tipo de plano.

A liminar fixando o teto foi concedida pela 22ª Vara Cível Federal de São Paulo em uma ação civil pública proposta pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Na decisão, o juiz afirmou haver falta de clareza na metodologia usada pela agência para determinar os porcentuais de aumento e aceitou a proposta do Idec de fixar o reajuste com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Setor Saúde, entre maio de 2017 e abril de 2018, até que uma fórmula nova fosse encontrada.

Mesmo a liminar sendo derrubada, a ação continua a ser discutida na Justiça. As dúvidas sobre a forma como o reajuste é definido ganharam força com um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU). O documento afirma que a metodologia usada contém falhas, além de ser pouco transparente e carecer de mecanismos para conter abusos de operadoras. Essas conclusões serviram como principal argumento para o instituto ingressar na Justiça.

Na ação, o Idec questiona ainda o uso de um indexador no cálculo do reajuste, também criticado pelo TCU. Na avaliação do órgão de controle, o fator moderador aplicado pela ANS desde 2009 poderia representar uma dupla cobrança. Esse tema não foi avaliado na liminar concedida pela Justiça, mas ainda deverá ser apreciado. O Idec pede que, se a duplicidade for comprovada, consumidores recebam descontos em mensalidades futuras, para compensar a quantia paga indevidamente. Os descontos poderiam ser feitos em até 3 anos.

Segundo a advogada do Idec, Ana Carolina Navarrete, a ação pedindo a suspensão do reajuste para planos individuais é apenas o ponto de partida de uma série de questionamentos que o instituto vai fazer sobre a forma como a ANS realiza os reajustes. “O relatório do TCU também mostra a falta de transparência nos planos coletivos e de pessoas jurídicas”, disse.

Fonte: metropoles

O post ANS recorre da liminar que limitava reajuste de planos de saúde apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:ANS recorre da liminar que limitava reajuste de planos de saúde
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Senac oferece novo curso “Cartões Natalinos”

O natal está chegando! Que tal presentear amigos e parentes de perto ou de longe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *