Web Statistics
Primeiro caso de sarampo é registrado em RO após cerca de 20 anos, diz Saúde | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Últimas / Primeiro caso de sarampo é registrado em RO após cerca de 20 anos, diz Saúde

Primeiro caso de sarampo é registrado em RO após cerca de 20 anos, diz Saúde

Caso foi notificado no último sábado em Porto Velho. Doença foi trazida por uma criança que saiu de Manaus com destino a Porto Velho acompanhada da família.

Após aproximadamente 20 anos sem registro de sarampo em Rondônia, foi notificado no último fim de semana, pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) um caso em Porto Velho. Uma criança de cinco meses, moradora do Amazonas, “importou” a doença para Rondônia durante uma viagem com a família. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) descartou a possibilidade de epidemia.

A paciente deu entrada no Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho, no último sábado (16), com suspeita de rubéola ou sarampo. A criança veio em um barco de Manaus com destino a Porto Velho acompanhada da família. Após exame foi constatado que os sintomas eram de sarampo.

“A gente chama isso de caso importado, é uma criança pontual, essa criança não tem possibilidade de transmissão até porque está dentro do isolamento do hospital então ela vai sair daqui por cura, e o que a gente precisa agora é ter atenção com relação as pessoas que estão vindo ou indo em áreas onde existem casos de surto”, disse Antonieta Machado, infectologista responsável pelo caso.

De acordo com Agência de vigilância em Saúde (Agevisa), o último caso de sarampo registrado em Rondônia foi em 1999.

Recomendações

Segundo Antonieta Machado, qualquer pessoa procedente de Roraima e Amazonas, que teve contato com a doença, deve procurar atendimento médico para orientação e caso apresente sintomas de febre, quadros parecidos com resfriados, conjuntivite ou manchas no corpo a recomendação é não se automedicar.

“Existe imunização, existe vacinação o município trabalha com essa parte também, da vacinação das pessoas, e as crianças a partir de um ano devem ser vacinadas contra o sarampo, já está prescrito mesmo no calendário vacinal”, disse a infectologista.

Fonte: g1

O post Primeiro caso de sarampo é registrado em RO após cerca de 20 anos, diz Saúde apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Primeiro caso de sarampo é registrado em RO após cerca de 20 anos, diz Saúde
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

ATA FINAL DE INSCRIÇÃO DE CHAPAS – Sindur

Às 18 horas do dia 14 de dezembro do ano de dois mil e dezoito, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *