Página Inicial / Últimas / STF julga hoje ação contra Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo

STF julga hoje ação contra Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo

Os réus são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro pela PGR

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) pode escrever um novo capítulo na carreira política da presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), senadora Gleisi Hoffmann, nesta terça-feira (19). A partir das 14h, o colegiado composto por cinco ministros começa o julgamento da ação penal (AP) 1003, que trata sobre supostos repasses irregulares para a campanha da petista ao senado em 2010.

O marido de Gleisi, ex-ministro Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues também são alvos do processo. A propina teria sido levantada através de um esquema de corrupção instalado na Petrobras, segundo a força-tarefa da Operação Lava-Jato.

No STF, a 2ª Turma é a responsável pela análise de processos da Lava-Jato. Desde o dia 5 deste mês, o colegiado é presidido pelo ministro Ricardo Lewandowski.

O que está sendo julgado

A ação penal (AP) 1003, contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT), o ex-ministro Paulo Bernardo e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues. Os três réus são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro pela PGR.

O que diz a denúncia da PGR

Os réus são acusados de pedir e receber R$ 1 milhão em vantagem indevida por meio de contratos firmados entre empreiteiras e a Petrobras. A Procuradoria-Geral da República alega que Paulo Bernardo teria solicitado a quantia ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que teria providenciado o pagamento por meio do doleiro Alberto Youssef, um dos primeiros presos na operação.

As delações premiadas de Costa e Youssef estão entre os documentos utilizados pela PGR na elaboração da denúncia.

A sessão

Ao todo, até as 21h desta segunda-feira, 30 processos integram a pauta da 2ª Turma nesta terça-feira. O primeiro da lista é a ação penal contra a petista. No entanto, a assessoria de imprensa do STF informou que não é possível prever que a ação penal será o primeiro processo julgado na sessão e quanto tempo poderá durar a análise do caso na turma.

No dia 29 de maio, a 2ª Turma condenou o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) a 13 anos, nove meses e dez dias de prisão no primeiro julgamento da Lava-Jato na Corte. A apreciação da ação penal contra Meurer durou três sessões.

O STF transmite apenas sessões do plenário da Corte. Portanto, a sessão da 2ª Turma não será transmitida pela TV Justiça.

Quem são os ministros integrantes da 2ª Turma

– Ricardo Lewandowski – Presidente
– Celso de Mello
– Gilmar Mendes
– Dias Toffoli
– Edson Fachin

O post STF julga hoje ação contra Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:STF julga hoje ação contra Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Avança no Congresso projeto que tira sigilo dos dados de pedófilos

Marcello Casal/Agência Brasil) Projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *