Página Inicial / Últimas / Ex-vereador e integrante do MST é preso em MT pela morte de policiais no PR há 25 anos

Ex-vereador e integrante do MST é preso em MT pela morte de policiais no PR há 25 anos

Lourival Castilho Pimentel foi condenado a 26 anos de prisão em regime fechado. Defesa alega que o réu está em tratamento por problemas psiquiátricos

O ex-vereador Lourival Castilho Pimentel foi preso na quarta-feira (20), no município de Castanheira, a 780 km de Cuiabá. Ele é condenado pela participação na morte de policiais militares, em Campo Bonito (PR), em 1993, durante um conflito agrário.

Na época, Castilho integrava o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Segundo a defesa, ele está internado por problemas psiquiátricos.

De acordo com o processo, o caso transitou em julgado e o ex-parlamentar foi condenado pela Justiça do Paraná a 26 anos de prisão em regime fechado, não cabendo mais recursos.

A Justiça paranaense emitiu uma carta precatória para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinando que o réu cumpra a sentença no estado em Juína, a 737 km da capital.

Atendendo a essa determinação, o juiz Vagner Dupim Dias, da Comarca de Juína, expediu um mandado de prisão contra Castilho, que foi j em Castanheira, onde ele mora e onde exerceu três mandatos como vereador, entre anos de 2001 e 2013.

Segundo a defesa do ex-vereador, ele está internado no Hospital Municipal de Castanheira, por problemas psiquiátricos.

A advogada Selma Pinto de Arruda Guimarães disse ter solicitado que o cliente dela possa cumprir a pena em regime domiciliar, durante o período em que estiver em tratamento.

O pedido foi negado duas vezes, porque a Justiça entendeu que o réu pode continuar o tratamento mesmo detido no Centro de Detenção Provisória.

O crime

O crime ocorreu durante a ocupação da Fazenda Santana, em Campo Bonito. No dia 3 de março de 1993, os policiais Vicente de Freitas, Algacir José Bebber e Adelino Arconti foram até a propriedade acompanhar a retirada de máquinas do local, ocupado pelo MST.

Na época, os sem-terra disseram ter confundido os policiais militares com pistoleiros por estarem sem farda.

O líder do movimento, Diniz Bento da Silva, conhecido como Teixeirinha, teve a prisão decretada e permaneceu foragido por cinco dias. Segundo o MST, ele foi morto assim que se entregou à polícia.

O caso chegou a repercutir na imprensa internacional. O Brasil foi condenado por violação do direito à vida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Ao todo, 14 policiais militares foram acusados pela morte de Teixeirinha.

G1/MT

O post Ex-vereador e integrante do MST é preso em MT pela morte de policiais no PR há 25 anos apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Ex-vereador e integrante do MST é preso em MT pela morte de policiais no PR há 25 anos
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Lira demite servidora da Câmara que recebeu salário morando fora do país

foto: Reprodução Servidora demitida por Lira é sócia de uma agência de seguros no Texas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *