Web Statistics
Moro manda investigação contra Beto Richa à Justiça Eleitoral | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Últimas / Moro manda investigação contra Beto Richa à Justiça Eleitoral

Moro manda investigação contra Beto Richa à Justiça Eleitoral

Juiz atendeu pedido do STJ, mas pediu que inquérito volte para que investigação por corrupção e lavagem prossiga

O juiz Sergio Moro decidiu, nesta segunda-feira, enviar à Justiça Eleitoral a investigação contra o ex-governador Beto Richa (PSDB-PR). O caso se refere a um acerto de pagamento de R$ 4 milhões pela Odebrecht para financiar a campanha eleitoral do tucano. Essa quantia teria sido paga em troca de favorecimento da empreiteira em licitação para duplicação da rodovia PR-323 durante o ano de 2014.

Moro ponderou ainda que o tribunal eleitoral devolva o caso “oportunamente” para que possa prosseguir as investigações sobre crime de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude à licitação. Segundo o juiz, “há indícios de que o caso não consiste em doações eleitorais não registradas, mas sim em possível crime de corrupção”.

“Não se trata de ‘mero caixa dois’ de campanha, mas sim, de pelo menos em cognição sumária, pagamento de vantagens financeiras por solicitação de agente público, no caso, o ex-chefe de Gabinete do então governador, em troca da prática ou da omissão de ato de ofício”, escreveu o juiz do Paraná.

O inquérito que investiga Richa corria no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas foi encaminhado a Moro depois que o tucano renunciou, em março, para concorrer ao Senado. Moro havia decidido, em maio, que tinha competência para julgar o caso. Contudo, o STJ pediu que o magistrado enviasse as cópias da investigação à Justiça Eleitoral, que deve avaliar de quem é a competência para conduzir o caso.

De acordo com o magistrado, laudos da Polícia Federal (PF) confirmam que os recursos foram gerados para o pagamento por meio do Setor de Operações Estruturadas da empreiteira, mais conhecido como departamento de propina, vieram com utilização de contas no exterior, o que confirma o caráter transnacional do crime e garante a competência da Justiça Federal do Paraná para julgar caso.

O juiz afirma ainda que os mesmos laudos da PF confirmam a existência de codinomes para os pagamentos na contabilidade informal da empresa, cujo centro de custo específico é a obra da PR-323.

Fonte: oglobo

O post Moro manda investigação contra Beto Richa à Justiça Eleitoral apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Moro manda investigação contra Beto Richa à Justiça Eleitoral
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Homem bebe demais, luta com porco, tem pênis arrancado e morre

Não se sabe, entretanto, o que motivou a briga, além do álcool Um caso triste, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *