Página Inicial / Últimas / ALE-RO aprova alteração na Lei 622/11 incluindo o direito de recebimento dos honorários de sucumbência para a advocacia

ALE-RO aprova alteração na Lei 622/11 incluindo o direito de recebimento dos honorários de sucumbência para a advocacia

Após uma incessante luta da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), a Assembleia Legislativa do Estado (ALE/RO) aprovou, na terça-feira (26), a proposição de autoria do deputado estadual Anderson do Singeperon, que altera a Lei Complementar nº 622/2011, incluindo os descontos de honorários advocatícios para fins de consignação em folha de pagamento em favor dos advogados rondonienses.

“Agradeço por demais o apoio irrestrito da nossa Casa Legislativa, nas pessoas do presidente, Maurão de Carvalho, e do deputado Anderson do Singeperon, bem como do atuante conselheiro federal Elton Assis!”, enfatiza o presidente da Seccional, Andrey Cavalcante.

A Lei Complementar nº 622, de 11 de julho de 2011, estabelece normas para consignações em folha de pagamento dos servidores públicos ativos, inativos, pensionistas e empregados públicos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Rondônia. Também cria a estrutura da Comissão Especial de Consignações (Cecon).

“A referida LC 622/2011 contemplou possibilidade de descontos honorários de odontólogo, psicólogo, médico, despesas com medicamentos e produtos farmacêuticos, plano de saúde, mensalidades escolares e despesas bancárias. O problema é que a lei não contemplou os honorários advocatícios, daí a importância da aprovação feita pela Assembleia do Estado, que trará um grande benefício aos nossos colegas advogados e advogadas”, salienta Elton.

A decisão judicial que fixar ou arbitrar honorários e o contrato escrito que os estipular são títulos e constituem crédito privilegiado na falência, concordata, concurso de credores, insolvência civil e liquidação extrajudicial.

Contudo, a alteração aprovada pela ALE-RO implica na nulidade de qualquer disposição, cláusula, regulamento ou convenção individual ou coletiva que retire do advogado o direito de recebimento dos honorários de sucumbência.

Na prática, mesmo não havendo previsão de descontos de honorários advocatícios em folha de pagamento – por força da ausência na legislação estadual 622/2011 – a Lei nº 8.906/1994 garante o direito do advogado ao recebimento dos honorários.

“Ressalto que, com o apoio do nosso conselheiro federal Elton Assis e também dos deputados da Assembleia Estadual, a aprovação realizada na ‘Casa de Leis’ tem o objetivo de incluir na Lei Complementar nº 622/11 os descontos de honorários advocatícios para fins de consignação em folha de pagamento em favor dos advogados, uma grande conquista para todos nós”, salienta Andrey.

A propositura do deputado Anderson do Singeperon atendeu solicitação feita pela OAB/RO, por meio de ofício assinado pelo presidente, Andrey Cavalcante, e pelo conselheiro federal que também é ouvidor nacional da OAB, Elton Assis.

Agora, a propositura será encaminhada ao governador do estado, Daniel Pereira, para sanção. “Tenho a certeza de que o nosso excelentíssimo governador, que também é advogado e grande parceiro da OAB/RO, irá conceder parecer favorável e sancionar a alteração legislativa, que será uma vitória de todos os profissionais da advocacia”, comenta Elton.

Constatada a sanção do governador, os honorários advocatícios serão descontados do servidor filiado mediante apresentação de autorização de assembleia sindical ou de contrato com a mesma entidade, independentemente de autorização individual. A condição de filiado será demonstrada mediante a apresentação de relação nominal por diretor do sindicato.

O post ALE-RO aprova alteração na Lei 622/11 incluindo o direito de recebimento dos honorários de sucumbência para a advocacia apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:ALE-RO aprova alteração na Lei 622/11 incluindo o direito de recebimento dos honorários de sucumbência para a advocacia
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Deputada Júlia Zanatta é alvo de ameaças e discurso de ódio

Nas plataformas de mídia social, pessoas com inclinação política à esquerda têm enviado mensagens hostis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *