Página Inicial / Últimas / Gilmar Mendes autoriza retorno de vice-prefeito de Mongaguá/SP ao cargo

Gilmar Mendes autoriza retorno de vice-prefeito de Mongaguá/SP ao cargo

Político é investigado por fraude na merenda.

O ministro Gilmar Mendes, do STF, deferiu liminar em HC na última sexta-feira, 29, para autorizar que o vice-prefeito de Mongaguá/SP reassuma suas funções. O ministro suspendeu decisão proferida pela 1ª vara da Justiça Federal de São Paulo na “Operação Prato Feito”, a qual afastava o paciente do cargo.

A “Operação Prato Feito” foi deflagrada pela PF em maio deste ano para apurar suspeita de fraudes em contratos de merenda escolar e uniformes escolares de diversas prefeituras.

O juiz Federal Alessandro Diaferia havia determinado o afastamento cautelar do vice-prefeito de seu cargo a partir de requisição do MPF, que indicou a necessidade do afastamento de quinze pessoas de suas funções públicas por suposto envolvimento em fraudes a licitação e contratos públicos. O político estava afastado desde 9 de maio.

Em HC impetrado no STJ, a defesa alegou que a decisão impugnada carece de fundamentação quanto ao afastamento do paciente de suas funções, ressaltando que os argumentos utilizados foram genéricos e se reportavam ao conjunto de investigados. Naquela Corte, por sua vez, o pedido foi indeferido.

No STF, a defesa insistiu que não há fundamentação individualizada para afastamento do vice-prefeito, sendo colocado ao lado de uma dezena de investigados em situações fáticas e jurídicas diversas.

Em análise do pedido de liminar, o ministro Gilmar Mendes acolheu o pleito por não vislumbrar “fundamentação idônea a justificar a supressão temporária do mandato popular”. Para o ministro, “há constrangimento ilegal manifesto no afastamento cautelar do paciente do cargo de vice-prefeito”. Ele determinou a imediata comunicação à mesa da Câmara de Vereadores de Mongaguá/SP para que possa reassumir as funções.

A defesa é realizada pelos advogados Igor Sant’Anna Tamasauskas e Otávio Mazieiro, do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados.

Fonte: migalhas

O post Gilmar Mendes autoriza retorno de vice-prefeito de Mongaguá/SP ao cargo apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Gilmar Mendes autoriza retorno de vice-prefeito de Mongaguá/SP ao cargo
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Ala do STF não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria, diz jornalista

foto: reprodução Ministros do Supremo Tribunal Federal fazem diferentes avaliações sobre o que buscava, verdadeiramente, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *