Página Inicial / Últimas / App mostra quantos cigarros ‘fumamos’ ao respirar em áreas poluídas

App mostra quantos cigarros ‘fumamos’ ao respirar em áreas poluídas

Sh**t, I Smoke! compara os níveis de contaminação do ar ao consumo de cigarros

Embora públicos, os dados sobre a poluição do ar não são muito fáceis de entender e de consultar. Para facilitar o acesso a estas informações, um brasileiro e um francês criaram o aplicativo Sh**t, I Smoke!, que compara os níveis de contaminação ao consumo de cigarros.

O funcionamento é bem simples: o usuário abre o app e recebe o alerta: hoje, inalou tantos poluentes como se tivesse fumado determinada quantidade.

A ferramenta usa os dados do projeto Berkeley Earth, que mapeia indicadores em tempo real sobre a poluição do ar em várias cidades do mundo. Pesquisadores desta iniciativa criaram um cálculo que relaciona os efeitos de respirar ar poluído ao de fumar.

A conta compara as mortes geradas pelo tabagismo com as mortes ocorridas devido à poluição do ar e concluiu que passar um dia em uma área onde há 22 microgramas de material particulado fino (MP 2,5) por metro cúbico de ar equivale a fumar um cigarro.

Este material consegue entrar nos pulmões e atingir a corrente sanguínea. A recomendação da OMS é que o ar tenha no máximo 10 microgramas dessas substâncias por m3 de ar (meio cigarro fumado por dia).

Na terça-feira (3), passar o dia na avenida Paulista, em São Paulo, equivaleu a fumar quatro cigarros, por exemplo. No bairro do Jaçanã, a 4,6 unidades. Em Parelheiros, a 1,9.

Os números de São Paulo surpreenderam um dos criadores do aplicativo, o gaúcho Marcelo Coelho, 27. “Pela quantidade de carros e indústrias eu sempre imaginei que a qualidade do ar seria péssima, mas a cidade tem índices semelhantes ou até menores que outras grandes capitais do mundo. Os Estados Unidos também demonstraram menos poluição do que o esperado”, contou ao blog.

Coelho, designer especializado em experiência do usuário, desenvolveu o app com o francês Amaury Martiny, depois que ambos ficaram espantados ao ler um artigo sobre o nível de poluição em Paris (3 a 6 cigarros por dia), onde viviam na época. Atualmente, Coelho mora em San Francisco (2,4 cigarros diários), nos Estados Unidos.

Devido à falta de monitoramento, as informações sobre a poluição no Brasil são limitadas ao Estado de São Paulo. “As outras estações [de medição da qualidade do ar] do país não geram medições a cada hora, por isso não podem integrar bases de dados em tempo real”, explica o designer.

Além do aplicativo, há planos de publicar um site com as informações e fazer ações em redes sociais. “Vamos lançar contas que trarão diariamente aos seguidores os números de grandes cidades no mundo. Estamos pensando também em adicionar uma função que traga a média do número de cigarros por outros períodos. Algo como ‘você fumou em média 5 cigarros por dia durante o mês de Maio’”, planeja Coelho.

O app tem código aberto e está disponível para aparelhos com Android ou iOS. Com informações da Folhapress.

Fonte: noticiasaominuto

O post App mostra quantos cigarros ‘fumamos’ ao respirar em áreas poluídas apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:App mostra quantos cigarros ‘fumamos’ ao respirar em áreas poluídas
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

André Fernandes faz duras críticas denunciando situação de hospital que teve crime bárbaro em Fortaleza; VEJA VÍDEO

Fortaleza em pânico! pic.twitter.com/Q4Bx8MloT4 — André Fernandes (@andrefernm) April 23, 2024 https://platform.twitter.com/widgets.js O deputado federal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *