Página Inicial / Últimas / Ministro do Trabalho é afastado em operação da PF por suspeita em fraude; deputado também é alvo

Ministro do Trabalho é afastado em operação da PF por suspeita em fraude; deputado também é alvo

A PGR (Procuradoria Geral da República), que também participa da operação, disse que os “investigados utilizam rotineiramente os cargos para viabilizar a atuação da organização criminosa e para solicitar tratamento privilegiado a processos de registros sindicais”.

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Edson Fachin, suspendeu de suas funções o ministro do Trabalho, Helton Yomura. Ele é um dos alvos da 3ª fase da Operação Registro Espúrio, da Polícia Federal, que tem como objetivo aprofundar as investigações a respeito de organização criminosa que atua na concessão fraudulenta de registros sindicais no Ministério do Trabalho.

De acordo com a PF, as investigações nas outras fases –em maio e junho– levaram à descoberta da participação de mais pessoas nos esquemas. Elas apontam que “importantes cargos da estrutura do Ministério do Trabalho foram preenchidos com indivíduos comprometidos com os interesses do grupo criminoso, permitindo a manutenção das ações ilícitas praticadas na pasta”, diz a polícia. O deputado federal Nelson Marquezelli, vice-líder do PTB, também é investigado.

Yomura é apadrinhado politico do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) e de sua filha, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ). Pai e filha foram alvos das primeiras fases da Registro Espúrio. A reportagem aguarda um posicionamento do ministério e do ministro afastado.

A PGR (Procuradoria Geral da República), que também participa da operação, disse que os “investigados utilizam rotineiramente os cargos para viabilizar a atuação da organização criminosa e para solicitar tratamento privilegiado a processos de registros sindicais”.

Parlamentar é alvo

A PF também cumpre mandado de busca e apreensão no gabinete do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP).

Na Câmara, o deputado disse, nesta quinta-feira, que não tem nada a temer. “Sou vice-líder do PTB. O PTB hoje administra o ministério do Trabalho. Houve denúncias, várias denúncias. E policial me informa que todos os deputados do PTB serão investigados, seus gabinetes, para ver se tem alguma ligação com concessão de registros sindicais”.

Fachin expediu três mandados de prisão temporária — com duração de até cinco dias — e outros dez de busca e apreensão, que são cumpridos em Brasília e no Rio de Janeiro. Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, o chefe de gabinete do ministro do Trabalho, Júlio de Souza Bernardes, teve a prisão temporária decretada, assim como o superintendente do ministério no Rio de Janeiro, Adriano José Lima Bernardo. Jonas Antunes Lima, assessor de Marquezelli, também é alvo de mandado de prisão.

Além dos mandados, o Supremo determinou a suspensão do exercício do cargo para os investigados.

Os alvos da operação ficarão proibidos de frequentar o Ministério do Trabalho e de manter contato com os demais investigados ou servidores da pasta. O pedido foi feito pela PGR (Procuradoria Geral da República) e pela PF.

Fonte: uol

 

O post Ministro do Trabalho é afastado em operação da PF por suspeita em fraude; deputado também é alvo apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Ministro do Trabalho é afastado em operação da PF por suspeita em fraude; deputado também é alvo
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Deputada Júlia Zanatta é alvo de ameaças e discurso de ódio

Nas plataformas de mídia social, pessoas com inclinação política à esquerda têm enviado mensagens hostis …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *