Web Statistics
Saiba como é feito o pagamento do Fies | Gazeta de Rondônia

Página Inicial / Últimas / Saiba como é feito o pagamento do Fies

Saiba como é feito o pagamento do Fies

Parcelas começam a ser cobradas 18 meses após a conclusão do curso

O Financiamento Estudantil (Fies), que está com as inscrições abertas, pode ser uma porta de entrada à universidade para estudantes de baixa renda. Em alguns casos, é possível fazer o curso com taxa de juros zero. Há ainda uma escala de qual percentual da mensalidade poderá ser financiado, o que vai depender da renda familiar do candidato.

O programa foi dividido em três modalidades. Uma delas atende quem tem renda familiar de até três salários mínimos e não pagará juros sobre a operação. O restante será distribuído entre as outras duas modalidades, para quem tem renda per capita mensal entre três e cinco salários mínimos, e a forma de financiamento depende da região do país.

Como é feito o pagamento

Durante o curso, o estudante paga a cada três meses o valor máximo de até R$ 150. Essa fatura refere-se aos juros da operação, nos casos em que houver. Após a conclusão do curso, há um período de carência para começar a pagar o financiamento: são 18 meses para que o estudante possa se organizar financeiramente. Nesse período, ele continua a pagar apenas a taxa de juros.

Depois desse prazo, começa a fase de amortização, quando se inicia efetivamente a pagar o financiamento. O saldo devedor pode ser parcelado em até três vezes o período regular do curso. Isso quer dizer que, se um estudante fez um curso de quatro anos, ele pode dividir as prestações em até 12 anos.

Onde fazer a inscrição

As inscrições são feitas pela internet, no site da instituição financeira. Depois disso, se o candidato for selecionado, deve procurar a Comissão CPSA da Instituição de Ensino. Lá devem ser entregues os documentos que comprovam todas as informações e o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), além de ser onde o aluno definirá a instituição em que contratará o seguro.

Financiamento aceito

Com o DRI e a proposta de seguro em mãos, o estudante deve procurar a instituição financeira. Lá, as informações serão confirmadas e os dados inseridos em um sistema. O banco também vai emitir um contrato que deve ser assinado pelo estudante e pelo fiador. Com informações do Portal Brasil.

 

O post Saiba como é feito o pagamento do Fies apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Saiba como é feito o pagamento do Fies
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Diretores de autarquias de RO estão preocupados em serem sabatinados por deputados

Assessores passam a atacar parlamentares em redes sociais para tentar criar animosidade com a população …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *