Web Statistics
Dentistas voluntários de SP montam consultórios em barco para atender indígenas e ribeirinhos em RO | Gazeta de Rondônia
Página Inicial / Últimas / Dentistas voluntários de SP montam consultórios em barco para atender indígenas e ribeirinhos em RO

Dentistas voluntários de SP montam consultórios em barco para atender indígenas e ribeirinhos em RO

Equipe é formada por 40 profissionais especializados que vieram do Sudeste para a Região Norte. Doutores sem Fronteira surgiu em 2014 durante a enchente do Rio Madeira.

Um grupo de dentistas de São Paulo montou vários consultórios dentro de um barco para atender comunidades indígenas e ribeirinhas isoladas em Rondônia, tudo de forma voluntária. Esta é a primeira vez que a grande estrutura foi montada em um barco. Seis alas odontológicas foram montadas com equipamentos super modernos.

A equipe é formada por 40 profissionais especializados, que, até o final de julho, deixam os consultórios e outras atividades em São Paulo para cuidar de outros sorrisos a mais de 3 mil quilômetros de distância.

A falta do dente da frente, para o professor José Oro Nao, sempre foi considerado um problema. Além da estética, a falta do dente dificultava na dicção durante as aulas.

“Às vezes você fala a palavra errada. Com o dente não sai muito o ar. Agora ficou legal, gostei”, disse.

Já a Aldeneide Oro Nao se emocionou quando olhou no espelho após o tratamento. “Parabéns pra vocês que vieram fazer o trabalho aqui conosco, muito obrigada. Agradeço a vocês”, comentou

Um dos equipamentos usados no atendimento foi doado por uma empresa alemã. Com o aparelho, os profissionais escaneiam a boca do paciente e, após isso, a arcada dentária em 3D surge no computador. Segundo o grupo, em 10 minutos o dente de porcelana já está pronto.

Quando se trata das crianças o trabalho fica mais difícil. A maioria nunca foi a um dentista, segundo o grupo de voluntários. Um dos atendimentos resultou na extração de quatro dentes de leite de uma bebê de apenas um ano.

A dentista Maria Barreto Lima, uma das voluntárias, garante que fazer parte da causa gera muita felicidade, mas, ao mesmo tempo, um sentimento de revolta vem com a situação atual do país.

Projeto

Os Doutores sem Fronteira surgiram em 2014, durante a cheia histórica do Rio Madeira, em Porto Velho.

O doutor Caio Machado, que conheceu as comunidades indígenas e ribeirinhas quando era estudante de odontologia, se juntou com outros dois profissionais para ajudar as comunidades durante a cheia. Ao se apaixonarem pela causa, fundaram a Organização Não Governamental (ONG).

Atualmente 120 profissionais voluntários fazem parte da causa. “Eu acredito que nós, como profissionais da saúde, temos o dever a obrigação de ajudar. A odontologia foi criada pra salvar, pra curar. Em atuação como esta, nós descobrimos o verdadeiro valor da nossa profissão”, afirma Caio, presidente da Associação Doutores sem Fronteira.

Fonte: g1

O post Dentistas voluntários de SP montam consultórios em barco para atender indígenas e ribeirinhos em RO apareceu primeiro em Painel Político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Dentistas voluntários de SP montam consultórios em barco para atender indígenas e ribeirinhos em RO
FONTE: PAINEL POLÍTICO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

SEJA UM REPÓRTER CIDADÃO

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do GAZETA DE RONDÔNIA.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: contato@gazetaderondonialcom.br ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Publicado por » Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu a carreira trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. (http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Que tal ler esta?

Diretores de autarquias de RO estão preocupados em serem sabatinados por deputados

Assessores passam a atacar parlamentares em redes sociais para tentar criar animosidade com a população …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *